segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Observatório Microbiano das Furnas promove actividades na Semana da Ciência




O Observatório Microbiano das Furnas (OMIC), inserido na Rede de Centros de Ciência promovida pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, promove a iniciativa “A Ciência e Nós”, inserida no mês de Divulgação Científica.

Para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, a 24 de Novembro, o OMIC está a organizar um conjunto de actividades dirigidas a diferentes faixas etárias. “Limpar, Reciclar e Aprender”, é o nome da actividade que irá concentrar várias pessoas na Caldeira das Furnas, a partir das 09h30, cujo objectivo é incentivar a população a manter os ecossistemas preservados e incentivar a reciclagem através de tarefas didácticas.

Na noite de sexta-feira, entre as 21h00 e as 8h00 de 27 de Novembro, comemora-se a “Festa Pijama com os Nossos Amigos Micróbios”, dirigida aos mais novos. Uma oportunidade única para as crianças adormecerem ouvindo histórias sobre a importância destes microrganismos no nosso dia-a-dia.

Os mais crescidos poderão participar, durante o fim-de-semana, nos Safaris Microbianos, entre as 9h00 e as 13h00. Com a equipa do OMIC poderão identificar as comunidades de microrganismos que habitam na Caldeira das Furnas.

O dia de sábado será ainda preenchido com uma sessão pública dedicada ao tema “A Conservação da Natureza e a Economia nos Açores”, às 16h00.

No culminar desta semana, a chamada Semana da Ciência e da Divulgação Científica, no domingo 28 de Novembro, o OMIC promove ainda um passeio pelo Parque Terra Nostra, entre as 10h00 e as 13h30, com explicações sobre os ecossistemas e as nascentes termias que tornam este parque num espaço verde único.


GaCS/VS

Sem comentários: