terça-feira, 23 de novembro de 2010

Relações económicas com o exterior contribuem para afirmação da Autonomia no país




O aprofundamento das relações bilaterais entre os Açores e Angola constituem “um reforço da afirmação da nossa Autonomia no contexto nacional, já que desta forma a Região está também a dar um contributo válido para a afirmação do nosso país”, destacou, esta segunda feira, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava durante a abertura de uma sessão sobre Oportunidades de Cooperação Bilateral, realizada por ocasião da visita do Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, aos Açores considerou que “a realização deste tipo de iniciativas, que fomentam o diálogo e o estreitar de relações com outros Estados ou regiões, demonstra, igualmente, a forma como a Região Autónoma dos Açores pode contribuir para dar outra forma ao relacionamento entre Estados”.

O Secretário Regional da Economia recordou que a realização desta deslocação nasceu de um convite do Presidente do Governo após uma manifestação de interesse da Embaixada de Angola em conhecer melhor a realidade regional, o que, para Vasco Cordeiro, “demonstra também que os Açores têm vindo a afirmar-se no exterior”.

O Secretário Regional da Economia salientou ainda “a forte componente comercial” da deslocação de José Marcos Barrica aos Açores.

Segundo Vasco Cordeiro, existem diversas áreas em que a Região está presente no mercado angolano, “como é o caso das agro-indústrias e da exportação de lacticínios para aquele país”, existindo ainda a possibilidade a aprofundar este relacionamento económico a áreas como “as pescas, o turismo, ou outras emergentes como é o caso das energias renováveis”.

O Embaixador de Angola em Portugal cumpre hoje o seu segundo dia de visita com a deslocação a diversas empresas regionais, caso da SOGEO, Lotaçor, Unileite e Cofaco e à Universidade dos Açores.



GaCS//NM

Sem comentários: