terça-feira, 23 de novembro de 2010

Secretário Regional da Presidência sublinha investimento sustentado na área da Juventude



O Secretário Regional da Presidência realçou, hoje, no Parlamento Açoriano, por ocasião do debate acerca da proposta de Plano e Orçamento para o ano 2011, que “os anos de governação socialista têm sido responsáveis por um investimento sustentado e crescente na área de juventude”.

Para André Bradford, “essa determinação política mantém-se” com as propostas, que estão a ser apreciadas pelos deputados, que “prevêem uma dotação global sensivelmente idêntica à média dos anos anteriores da presente legislatura”, significando apenas “uma redução de cerca de 4% face a 2010”.

O responsável pela tutela da Política de Juventude do Executivo açoriano, sublinhou a “componente transversal das políticas de juventude” em áreas como “a educação e formação profissional, o acesso à habitação ou a promoção do empreendedorismo”.

André Bradford lembrou a “conjuntura de pressão sobre o mercado de trabalho” e a “tendência para a intensificação de formas precárias de relacionamento laboral” o que, segundo as suas palavras, exige do governo “uma preocupação particular com o emprego” e sobretudo, “com o desemprego jovem”.

O governante considera que, apesar destas dificuldades, é “justo reconhecer a acção determinada e atenta desenvolvida pelo governo que permitiu reduzir a amplitude deste fenómeno, como se comprova pela taxa de incidência do desemprego jovem que nos Açores é de 36 por cada 1000 jovens”, comparando com os números que se verificam em Portugal continental e na Madeira: “no continente essa taxa de incidência é de 57 e na Madeira é de 80 jovens por cada 1000”, conclui.

O Secretário Regional da Presidência, recordou ainda que presentemente, nos Açores, existem “mais de 45000 jovens a trabalhar”, comparando com o ano de 1996, ano em que o Partido Socialista assumiu o Governo dos Açores, altura em que “existiam apenas 35000 jovens empregados”.

No âmbito da rede Valorizar, o governo “vai promover a validação de competências adquiridas informalmente pelos jovens nos vários programas da responsabilidade da Direcção Regional da Juventude o que, para André Bradford, é um acto que “reforça” a “qualificação e polivalência das gerações mais jovens” e que vai ao encontro do “património governativo”nesta área.

Para o desenvolvimento da Política de Juventude, as “condicionantes financeiras gerais” e o “esforço de contenção” que “é necessário”, para André Bradford, leva a que “as escolhas sobre as áreas de investimento a privilegiar em 2011” sejam muito claras e se resumam “numa aposta mais pronunciada nas áreas do empreendedorismo, da qualificação e da valorização social dos jovens, às quais estarão afectos meios financeiros que ascendem a cerca de um milhão de Euros”.

O Secretário Regional da Presidência , anunciou que o Governo dos Açores assume “como prioridade o incremento da participação dos jovens açorianos em programas e projectos europeus”, acrescentando que este é o caminho para “captar novos fundos e investimentos” e que o Governo, “nos casos relevantes, assumirá o papel de financiador complementar dessas acções”.

André Bradford, no contexto dos apoios e parcerias a desenvolver no capítulo do associativismo juvenil, enfatiza a necessidade de “uma maior selectividade” no sentido de “reforçar o carácter útil, pratico e reprodutivo dos projectos a apoiar”, de modo a que o governo “seja cada vez mais o que falta e não tudo o que é preciso para a dinamização das nossas associações juvenis”.

As construções de infra-estruturas, não só na rede de Pousadas de Juventude, como no apetrechamento das entidades que desenvolvem actividade junto dos jovens açorianos, conforme explicou André Bradford, continuarão, no sentido dos compromissos assumidos para esta legislatura, com a “construção em curso das Pousadas de Juventude de S. Jorge e S. Maria e, no início de 2011, o projecto da Academia de Juventude de S. Miguel”.

O membro do executivo açoriano destaca o apoio à construção do Centro de Formação Escutista do Belo Jardim, na Praia da Vitória, que é uma antiga aspiração do Corpo Nacional de Escutas o que, para André Bradford, “é também uma forma de reconhecimento, por parte do Governo dos Açores, do papel fundamental que aquela entidade desempenha na formação dos jovens dos Açores”.



GaCS/LFC

Sem comentários: