domingo, 19 de dezembro de 2010

Açores acolhem imigrantes de 88 nacionalidades diferentes



Os Açores, que durante alguns séculos foram ilhas de emigração, acolhem actualmente uma vasta comunidade imigrante constituída por indivíduos de 88 nacionalidades diferentes.

A informação é da Directora Regional das Comunidade e foi avançada hoje, na Horta, durante a cerimónia de entrega dos certificados dos cursos livres de português aos alunos imigrantes que os frequentaram na ilha do Faial.

Na ocasião, Maria da Graça Castanho sublinhou que os imigrantes “são bem-vindos” ao arquipélago, tendo admitido contudo que o fenómeno da imigração, por ser relativamente recente nos Açores, criou nas ilhas algumas dificuldades iniciais.

A Directora Regional das Comunidades reconheceu também que a língua constitui “um obstáculo de peso” à integração daqueles que não falam português, razão pela qual o Governo dos Açores está a trabalhar na reorganização daqueles cursos.

Segundo explicou, os cursos existentes são desenvolvidos “muito na perspectiva de falantes da língua portuguesa”, quando o que nós precisamos agora é de uma “abordagem diferente, porque quando se trata de alunos de língua estrangeira a comunicação é que tem que imperar na sala de aula.”

Para Maria da Graça Castanho, importa, por isso, adequar os cursos de português para ir de “encontro às necessidades e às expectativas destas populações imigrantes” e para que essas pessoas “possam chegar aos diferentes contextos e serem capazes de produzirem actos de fala com significado”.

Conforme revelou, esses cursos vão ser disponibilizados também aos emigrantes regressados, “incluindo os regressados compulsivos, que são os nossos deportados, pois muitos deles precisam também de aprender a língua”, porquanto “já trazem um desfasamento e uma distância cultural e linguística muito grande da terra que os viu nascer, mas que não foi a terra que os viu crescer e que os educou”.

A cerimónia de entrega de certificados hoje realizada na Horta integrou-se nas comemorações do Dia Internacional dos Migrantes (18 de Dezembro), uma data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas em 2000.



GaCS/FG

Sem comentários: