domingo, 12 de dezembro de 2010

Carlos César felicita jovens açorianos premiados no Campeonato Europeu das Profissões



O Presidente do Governo dos Açores congratulou-se com o título de campeão europeu de informática alcançado por Rafael Roque no Campeonato Europeu das Profissões (“Euroskills”), que hoje terminou em Lisboa.

Carlos César endereçou já felicitações ao jovem Rafael Roque, formando da Escola de Novas Tecnologias dos Açores, sublinhando o estímulo que a Medalha de Ouro de Informática, que o reconhece como o melhor da Europa, constitui não só para os jovens envolvidos em acções de formação profissional, mas para a juventude açoriana em geral.

O Presidente do Governo dirigiu também felicitações aos outros três concorrentes açorianos envolvidos no “Euroskills”, todos com resultados igualmente prestigiantes para a região: Diogo Freitas, que alcançou a Medalha de Prata em Electricidade, Wilson Silva, que conquistou também Medalha de Prata em Recepção Hoteleira e Carlos Vidinha, que conquistou a Medalha de Bronze em Carpintaria.

Verifica-se, assim, que todos os candidatos açorianos saíram medalhados neste Campeonato.

No Campeonato Europeu das Profissões, 470 jovens entre os 18 e os 25 anos – os melhores profissionais de trinta e um países europeus – puseram à prova as suas competências em seis áreas de actividade.

As provas duraram três dias, sob observação e avaliação de oitocentos jurados, observadores e peritos internacionais em cada uma das profissões.

O Campeonato decorreu numa área de cinquenta mil metros quadrados de espaços oficinais, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), recebeu mais de sessenta mil visitantes e é o maior acontecimento em 2010 no âmbito da formação profissional. Foi também uma grande montra das profissões e dos sistemas de formação europeus, ao vivo e num contexto de excelência, e um encontro dos principais actores da formação profissional, na Europa, desde empresas a peritos e formadores, passando por professores e famílias dos formandos.

Por proposta e sob organização dos Açores, teve lugar, pela primeira vez em campeonatos internacionais, a prova de Recepção Hoteleira e, em demonstração, Segurança e Higiene no Trabalho.

Refira-se que os Açores vão organizar, em Maio próximo, o Campeonato Nacional das Profissões, o “Azores Skills 2011”, em que perto de 500 candidatos de todo o país estarão em prova, enquadrados por mais de duzentos jurados e peritos.





GaCS/CT

Sem comentários: