quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

“Concerto dos Laureados – Prémio Jovens Músicos 2010” na RTP-2



O “Concerto dos Laureados – Prémio Jovens Músicos 2010”, que integrou a Temporada de Música deste ano, promovida pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, será transmitido no próximo dia 2 de Janeiro de 2011, pelas 15h30m (hora local dos Açores) na RTP-2.

Acompanhados pela Orquestra Gulbenkian, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, os laureados actuaram no dia 2 de Outubro, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, num espectáculo que foi na ocasião transmitido em directo pela Antena 2.

Este evento foi também integrado nas comemorações do Centenário da República nos Açores, marcadas pela estreia mundial da obra sinfónica Centenário da República, do compositor Luís Filipe Pires, peça encomendada pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, especialmente para o efeito.

Composta durante o primeiro semestre do corrente ano, esta obra evoca as várias fases que caracterizaram o processo revolucionário conducente à implantação do regime republicano em Portugal: o ultimato inglês e a consequente agitação político-social, o regicídio e a proclamação da República (com referências musicais aos hinos monárquico e republicano), bem como a eleição dos dois primeiros Presidentes da República, o faialense Manuel de Arriaga e o micaelense Teófilo Braga (mediante a alusão a duas canções populares do Faial e de S. Miguel).

Para além desta estreia mundial, foram igualmente interpretados pela Orquestra Gulbenkian o primeiro andamento de uma sonatina (inacabada) para piano, escrita em 1902 pelo compositor açoriano Francisco de Lacerda, com orquestração de Christopher Bochmann, e também obras de Séjourné, Joaquin Rodrigo, Mendelssohn, Arutunian, Rossini e Mahler.

Neste concerto, subiram ao palco os laureados Nuno Simões (marimba), Marina Camponês (flauta transversal), Marco Carneiro da Silva (trompete), André Gaio Pereira (violino) e Susana Milena Ferreira (soprano), que recebeu ainda o “Prémio Especial Maestro Silva Pereira”, atribuído ao melhor solista.

A Temporada de Música 2010 foi uma iniciativa da Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura. Teve como director artístico Emanuel Frazão e foi produzida pela Juventude Musical Portuguesa. Graças à colaboração entre a RTP, a Antena 2, o Governo Regional dos Açores e o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian, o Prémio Jovens Músicos, que existe desde 1987, saiu este ano pela primeira vez do território continental.



GaCS/DRaC

Sem comentários: