terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Exposição permanente do Museu de Angra vai reabrir com nova montagem



A exposição permanente do Museu de Angra do Heroísmo vai reabrir ao público durante o primeiro semestre de 2011 com uma nova montagem e um discurso museológico renovado.

O anúncio foi feito hoje pelo Director Regional da Cultura, durante uma visita às obras da nova instalação da exposição a que preferiu chamar “de longa duração”, em vez de “permanente”, uma vez que os discursos museológicos “não são estáticos”.

Num espaço de 300 metros quadrados, a mostra, genericamente intitulada “Do Mar e da Terra – Uma História do Atlântico”, desenvolve-se quatro períodos destacados da História de Angra, da Terceira e dos Açores.

O primeiro núcleo é “O Conhecimento das Ilhas”, abrangendo as questões iniciais estruturantes do povoamento e a localização geográfica, o segundo tem por título “Angra os Açores e o Mundo” e centra-se essencialmente na implantação e vivências daquela cidade.

Um terceiro momento é dedicado ao espaço que medeia entre o tempo da Capitania-Geral e o Liberalismo, enquanto que o quarto espaço, “A Formação do Contemporâneo”, abrange temáticas da viragem do século XIX para o século XX, até à actualidade, nomeadamente com a questão autonómica e a retoma da questão da geoestratégia.

Jorge Paulus Bruno anunciou, também, na ocasião, que a direcção Regional da Cultura planeia lançar, já em 2011 o concurso para as obras de requalificação da antiga Igreja da Boa Nova, no outro lado da cidade, onde vai ser constituído o Núcleo de História Militar Baptista de Lima.

Outras intervenções já planeadas para a reconversão da rede regional de museus dizem respeito a novas instalações para as unidades de Santa Maria e São Jorge, bem como a requalificação do edifício de Santo André do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, com montagem de uma exposição “inteiramente nova”.

Em 2011, para além da exposição do Museu de Angra, vão ser igualmente inauguradas as mostras do Museu do Vinho, na Madalena do Pico, do Convento de São Boaventura e da Fábrica da Baleia, no Boqueirão, estas duas do Museu das Flores.

O Director Regional recordou, ainda, que no âmbito da remodelação de equipamentos e exposições que o Governo dos Açores está a levar a cabo, foram já inauguradas, no ano que agora finda, as obras e exposições do Núcleo do Recolhimento de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado e do Museu da Graciosa.



GaCS/FA

Sem comentários: