quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Governo conclui a protecção da rua da Rocha Quebrada



A empreitada de protecção da orla marítima na rua da Rocha Quebrada, na Atalhada, Lagoa, ilha de São Miguel, está concluída, quase um mês antes do prazo contratado.

Este processo, conduzido pelo Governo dos Açores no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira do Sul de São Miguel, compreendeu uma extensão de cerca de 450 metros e custou 450 mil euros.

A intervenção naquele local, com problemas há décadas, foi decidida pelo Governo açoriano para precaver situações de derrocadas na falésia devido à abrasão marinha, como algumas que colocaram em risco as habitações existentes ao longo do litoral.

Essas situações, associadas à instabilidade da falésia, apresentando superfícies de fracturação favoráveis à queda de blocos e com reentrâncias e saliências estruturais justificaram a obra de protecção costeira. Sem uma intervenção, a costa recuaria ainda mais, com possíveis danos para a rua da Rocha Quebrada e todo o corredor envolvente.

A empreitada foi adjudicada à empresa Irmãos Cavaco S.A. a 2 de Agosto de 2010 pelo montante de 450 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias. A execução dos trabalhos, que seguiu um projecto de execução com a autoria da Norma - Açores, iniciou-se a 25 de Agosto, com a assinatura do auto de consignação, terminando o prazo para execução a 23 de Dezembro do corrente ano.

Tendo em consideração que todos os trabalhos ficaram concluídos no início do mês de Dezembro, antes do prazo estabelecido, foi efectuada a 14 de Dezembro uma vistoria para efeitos de recepção provisória da obra.

No seguimento da vistoria, e depois de se ter procedido ao exame formal de todos os trabalhos que constituíram esta empreitada, verificou-se que os mesmos foram executados e estão de acordo com as condições do Contrato, Projecto de Execução e Caderno de Encargos.



GaCS/FA/SRAM

Sem comentários: