quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Governo dos Açores investe mais de 700.000 euros na aquisição de dois autocarros eléctricos



O Governo dos Açores prepara-se para investir mais de 700.000 euros na aquisição de dois autocarros totalmente eléctricos com o objectivo de testar esta tipologia de veículos em circuitos urbanos no arquipélago.

A abertura de procedimento concursal com vista à aquisição destes dois veículos, cujos valores máximos da aquisição oscilam entre os 365.000 e os 400.000 euros, foi já autorizada por despachos do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Para o Executivo açoriano, o investimento justifica-se pela importância da introdução no serviço de transporte colectivo de passageiros de um veículo eléctrico que permita a avaliação e monitorização de desempenho, de modo constituir um importante indicador na definição das estratégias no âmbito da política de transportes terrestres e eficiência energética.

Trata-se de uma experiência piloto a nivel naciona, a realizar nos Açores.

Com uma autonomia de 120 quilómetros, a maior destas duas viaturas terá uma lotação entre 30 e 36 lugares e uma velocidade máxima não inferior a 60 quilómetros por hora. Por sua vez, o mini-autocarro que o Governo pretende adquirir deverá ter uma lotação entre 18 a 22 lugares, uma autonomia de 100 quilómetros e a sua velocidade máxima não poderá ser inferior a 45 quilómetros por hora.

Ambas as viaturas disporão obrigatoriamente de local reservado a passageiros com mobilidade reduzida e a utilizador de cadeira de rodas, bem como de espaço para cão guia de cegos.

A aquisição destas duas viaturas eléctricas por parte da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos insere-se no projecto HIBRIMAC, aprovado e comparticipado pelo INTERREG IIIB, com a participação das regiões arquipelágicas dos Açores, Madeira e Canárias, visando a introdução de motores híbridos e eléctricos nos transportes colectivos de passageiros.

O pressuposto principal do modelo a implementar assenta numa utilização energética racional, com recurso a energia eléctrica consumida em horas de “vazio”, de recurso geotérmico ou outras fontes de energias renováveis.


GaCS/FG/SRCTE

Sem comentários: