sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Governo prepara novo quadro legal da actividade vitícola regional



O Governo dos Açores está a preparar um novo quadro legal da actividade vitícola regional, cuja aprovação deverá acontecer durante o primeiro semestre do próximo ano.

A informação foi avançada hoje na Horta pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas no final de uma audiência com a Direcção da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

Segundo explicou Noé Rodrigues, a nova legislação visa dar resposta à “evolução muito interessante” que os Açores têm feito no que respeita à produção de vinhos de qualidade.

Com a aprovação do novo quadro legal pretende-se essencialmente “criar novas classificações de vinho para os vinhos de qualidade”, referiu o governante, adiantando que os vinhos açorianos, de uma forma crescente, “ têm merecido uma boa aceitação” quer do mercado quer também do núcleo de especialistas que o Governo consulta para estas matérias, nomeadamente na área da enologia.

Noé Rodrigues destacou também a actividade “muito importante” que a Comissão Vitivinícola Regional tem desenvolvido na certificação desses vinhos”, tendo relevado igualmente o trabalho realizado nos Açores ao nível da selecção de castas, na melhoria genética das castas tradicionais e na selecção de leveduras com vista ao enriquecimento dos processos de vinificação.

Tudo isto tem permitido evoluir na melhoria dos vinhos e essa evolução conduz, por sua vez, à necessidade de se alterar a legislação em vigor, no sentido de se incluir novas categorias de vinhos de qualidade, argumentou Noé Rodrigues.

Quanto ao diploma em preparação, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas disse que o Executivo já está na posse de uma proposta formalizada pela Comissão Vitivinícola Regional, a qual “está agora a ser revista do ponto de vista jurídico” para ser submedida depois à apreciação do Governo e da Assembleia Legislativa.



GaCS/FG

Sem comentários: