segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Governo realça importância do papel da família



A Directora Regional da Solidariedade e Segurança Social considerou hoje de “decisivo” o papel da família, independentemente da sua configuração, para o crescimento e desenvolvimento da criança.

Falando durante a sessão de abertura do VIII Encontro de Sociologia, subordinado ao tema: “Transições na Modernidade”, à qual presidiu em representação do Presidente do Governo, Paula Ramos disse mesmo que “a família continua a ser “crucial” para o equilíbrio do indivíduo e, consequentemente para a construção de comunidades mais solidárias.

Segundo a Directora Regional, actualmente as famílias enfrentam novos desafios que decorrem da dificuldade de conciliar a actividade profissional com os cuidados prestados aos filhos e aos seus descendentes.

Estes desafios, de acordo com Paula Ramos, encontram expressão nas políticas desenvolvidas pelo Governo, as quais visam apoiar a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, através da expansão da Rede de Equipamentos Sociais e de Saúde. Estas políticas surgem ainda, no entender da Directora Regional, como “um importante contributo” para a plena participação das mulheres no mercado de trabalho, promovendo ainda a partilha das responsabilidades familiares, reconhecendo, assim, o direito da mulher a uma carreira profissional sem abdicar da família.

Neste contexto, Paula Ramos salientou o aumento exponencial dos equipamentos criados no âmbito da infância e juventude e a criação do programa Berço de Emprego, que visa combater o bloqueio à contratação de mulheres, fomentar o emprego feminino, a protecção da maternidade e a conciliação da vida familiar com o trabalho.

O VIII Encontro de Sociologia, subordinado ao tema: “Transições na Modernidade”, decorre até amanhã, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.



GaCS/SM

Sem comentários: