quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Mais de 500 jovens açorianos tornam-se empreendedores por um dia



O Director Regional da Juventude visitou esta manhã, em Ponta Delgada, mais uma actividade “Empreendedor por um Dia”. Esta iniciativa, realizada no âmbito do programa “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso”, apresentado a 8 de Setembro de 2010, é promovida pelo Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude e da Direcção Regional da Educação e Formação, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores e com a Gesentrepeneur, com base em metodologias da CGInternational.

Porque há a necessidade de se criar uma verdadeira cultura empreendedora nos Açores e porque há uma grande necessidade de empreendedores, de visionários que tomem a iniciativa de criar novos projectos, de corajosos que introduzam inovação nas empresas e na sociedade, de pessoas que concebam boas ideias e as tornem realidade, acrescentando valor e criando riqueza, a actividade “Empreendedor por um Dia”, iniciada a 13 de Dezembro do corrente ano, baseada no modelo “learning by doing”, resume-se em fazer com que os jovens estudantes consigam enfrentar os desafios do risco e da competitividade, desenvolvam a sua capacidade de resiliência, se interessem pelas actividades empresariais e interiorizem métodos de planeamento e de organização.

Durante a manhã de hoje, cerca de 40 alunos do Ensino Profissional apresentaram, na Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, as suas ideias de negócio. A trabalhar em grupos de 3 ou 4 jovens, foram apresentados 12 projectos, nas mais diversas áreas. A acompanhar e a apoiar os alunos e os seus negócios estiveram os professores responsáveis, Cristina Furtado e Josué Gaspar, bem como a equipa de acompanhamento do Projecto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!”.

“Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” é um Programa de Educação em Empreendedorismo aplicado a 26 escolas da Região Autónoma dos Açores, que envolve 52 professores e 520 alunos, através dos 26 Clubes do Empreendedor, com o objectivo de incentivar os alunos e professores para a adopção de um novo espírito de iniciativa e dinamismo que expanda os seus horizontes futuros.



GaCS/SF/DRJ

Sem comentários: