sábado, 18 de dezembro de 2010

POSEI ainda tem fundos para apoio à actividade agrícola



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu na noite desta sexta-feira que o programa de apoio à agricultura açoriana POSEI ainda tem fundos disponíveis para potenciar o rendimento dos agricultores da Região.

Noé Rodrigues, que falava no jantar de Natal da Associação Agrícola da Ilha Terceira, disse ser certo que a verba destinada à área da transformação está esgotada, “tantos foram os projectos apresentados e aprovados”, o que, acrescentou, é sinal de capacidade de iniciativa e dinâmica de renovação.

Isto porque, explicou, “a grande maioria dos projectos apresentados na área da transformação nem dizem respeito a projectos de leite e de carne: dizem respeito à área da diversificação”.

O governante disse ainda que o executivo está a tentar reforçar o plafond para esta área, mas acrescentou que, por exemplo, na área de apoio à modernização das explorações ainda estão disponíveis dois milhões de euros para apoios à aquisição de máquinas e alfaias, enquanto que para estábulos e salas de ordenha ainda existem 18 milhões.

Os apoios não acabam em Janeiro, “como alguns dizem para aí, os mesmos, os do costume”, enfatizou.

Noé Rodrigues disse, por outro lado, que esses “mesmos” vaticinaram o fim dos apoios comunitários à agricultura no final do presente quadro, mas que tal não vai suceder, estando já em negociação, “em estreita colaboração com as associações”, um novo período de apoios compreendido entre 2012 e 2020.

O governante elogiou, a terminar, a cooperação prestada pelas associações de produtores em todas as ilhas e apelou à solidariedade dos agricultores para com “membros desta família” que possam atravessar, pontualmente, dificuldades e desejou boas festas e crescente prosperidade no ano que se avizinha.



GaCS/FA

Sem comentários: