segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Baleia de bico dá à costa em São Miguel



Uma baleia de bico foi avistada domingo, por uma equipa de Vigilantes da Natureza afecta aos Serviços de Ambiente de São Miguel, a flutuar junto à costa dos Mosteiros, tendo o animal arrojado cerca de duas horas após o avistamento.

Dado o alerta, o Centro Operacional da RACA (Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores) em São Miguel informou as restantes entidades que integram a referida rede, nomeadamente a Polícia Marítima, que compareceu no local.

Os trabalhos de análise, tendentes a identificar a causa de morte, vão ser conduzidos pelo Departamento de Biologia da Universidade dos Açores. De seguida, o animal será removido por funcionários do Município de Ponta Delgada.

“Entre outros aspectos, daremos particular importância à análise dos conteúdos estomacais, já que a alimentação destes animais e sua interacção com a restante cadeia trófica é amplamente desconhecida” afirmou, no local, o Professor Doutor José Azevedo da Universidade dos Açores.

Para o Director Regional dos Assuntos do Mar, no entanto, a grande preocupação é identificar a causa de morte.

“Sabe-se que estes animais são muito sensíveis a pequenas alterações ambientais, daí ser crucial, embora muitas vezes difícil, tentar descobrir o que aconteceu com este cetáceo em particular”, explicou Frederico Cardigos.

A Rede de Arrojamento de Cetáceos dos Açores tem como objectivos essenciais contribuir para o conhecimento científico, assegurar a saúde pública e minimizar o sofrimento dos animais em caso de arrojamento em vivo. Esta rede está activa em todas as ilhas do arquipélago, precavendo qualquer eventualidade.



GaCS/FA/SRAM

Sem comentários: