quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Governo contribui para o aumento da competitividade da pecuária no Corvo



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas aprovou, no âmbito do PRORURAL, cinco projectos de investimento de investimento de agricultores da ilha do Corvo, para modernização das suas explorações agrícolas, num investimento superior a 200 mil euros.

Os projectos foram apresentados por quatro exploração de carne e uma exploração mista (leite/carne), com uma média de área por exploração de 30 hectares e visaram a aquisição de maquinaria nomeadamente tractores, fresas, charruas, volta fenos, gadanheiras e enfardadeira, adequada à dimensão e condições particulares existentes.

Este investimento dos produtores corvinos demonstra o seu envolvimento no objectivo permanente de modernizar as suas explorações agrícolas, tornando-as mais competitivas através de uma maior mecanização, bem como a criação de melhores condições de trabalho, higiene e bem-estar dos animais.

O Programa de Desenvolvimento Rural para Região Autónoma dos Açores (PRORURAL), tem como objectivos o aumento da competitividade dos sectores agrícola e florestal, a promoção da sustentabilidade dos espaços rurais e dos recursos naturais e a revitalização económica e social nas zonas rurais.

O PRORURAL pretende ainda reforçar a coesão territorial e social, bem como, promover a eficácia da intervenção dos agentes públicos, privados e associativos na gestão sectorial e territorial.

No actual período de programação foram recepcionados 795 pedidos de apoio no âmbito da Medida “Modernização das Explorações Agrícolas”, de promotores de todas as ilhas, o que evidencia uma grande adesão por parte dos agricultores açorianos e a adequação do programa às especificidades da Região.



GaCS/MS

Sem comentários: