sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Governo empenhado no combate ao sedentarismo e maus hábitos alimentares



O Director Regional do Desporto relevou esta tarde, em Angra do Heroísmo, a importância do trabalho transversal que está a ser feito e vai ser reforçado, ao nível de diversos departamentos do Governo açoriano, no combate ao sedentarismo e maus hábitos alimentares, especialmente junto dos jovens.

António Gomes falava na apresentação pública dos resultados do estudo Tendência secular de crescimento e bem-estar físico e psicológico na população jovem da Região Autónoma dos Açores, elaborado por investigadores da Universidade de Coimbra.

O Director Regional lembrou que este é o terceiro de uma série de estudos, pioneiros no País, sobre a matéria, numa aposta da Região em contar com o apoio científico das instituições universitárias nos processos de tomada de decisão.

O estudo, realizado em 2008, segue-se a outros dois espaçados por 10 anos entre si, e permite concluir, segundo disse o investigador e coordenador do projecto Manuel João Coelho e Silva, que os jovens açorianos estão mais altos, em média dois centímetros, mas que, por outro lado, evoluíram de uma situação de bolsas de subnutrição, em 1988, para uma percentagem considerável de obesidade e insuficiência cardiorespiratória, em 2008.

Actividade física e alimentação mais correcta são as principais receitas para debelar esta situação. António Gomes disse, a propósito, que vão ser intensificadas as políticas, já em curso, de promoção da actividade física regular e do desporto federado, a par com outras medidas de promoção de alimentação saudável, reforçando o papel da escola, na sensibilização e na disponibilização de alimentação correcta, como já vem sendo feito, e dos serviços de Saúde, nesse particular.

O Director Regional considera também essencial o papel das famílias na promoção da actividade física e da alimentação saudável, indicando como fundamental motivar os adultos para essas atitudes, por servirem de exemplo para os mais novos, para além dos benefícios próprios.

O estudo hoje apresentado desenvolveu-se no seguimento de um protocolo assinado entre a Direcção Regional do Desporto e a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

Este terceiro relatório de um estudo longitudinal surge depois de um primeiro realizado por Francisco Sobral, do Instituto Superior de Educação Física – Universidade Técnica de Lisboa, publicado em 1988, e da segunda edição datada de 1998-1999 e realizada por Francisco Sobral e Manuel João Coelho e Silva, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.

O protocolo referenciado permitiu, também, a realização nos Açores um curso de Mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens (repartido pelas ilhas de São Miguel e Terceira), no qual participaram 14 docentes da Região, que foram responsáveis pelo levantamento dos dados nas cinco ilhas que constituíram a amostra.




GaCS/FA

Sem comentários: