sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Governo perspectiva 2011 com a Associação Agrícola da Ilha Terceira



O Secretário Regional da Agricultura e Florestas reuniu-se hoje, em Angra do Heroísmo, com a Direcção da Associação Agrícola da Ilha Terceira, no âmbito de um conjunto de encontros similares, destinados a perspectivar a actividade do sector em 2011.

No final da reunião, Noé Rodrigues disse aos jornalistas que foi feito um balanço da actividade agrícola na Terceira no ano passado e do “impacto positivo nas nossas produções” que os sistemas de apoio criados em 2001 “para contrariar as dificuldades de clima que se registaram praticamente todo o ano” proporcionaram.

Outro assunto abordado prende-se com a portaria, já publicada, que estabelece o regime de apoio à diversificação agrícola, desde a viticultura à horticultura, entre outras, tendo sido explicado que já estão abertas as candidaturas.

Sobre as perspectivas para 2011, o governante disse que se falou da “turbulência que os mercados provavelmente vão ter no decorrer deste ano” e da “alteração significativa que está a haver em tudo o que são bens essenciais”, dos cereais ao petróleo, “com impactos directos e indirectos na actividade agrícola”.

Noé Rodrigues disse ainda que, perante este cenário, “estivemos a perspectivar a capacidade que, todos juntos, temos que ter para reagir em cada momento, de forma concertadas a todas as dificuldades que forem surgindo”, para continuar a haver uma agricultura com sustentabilidade “e a dar o seu contributo para o bem-estar na Região”.

O Secretário Regional garantiu que o Governo vai continuar a acompanhar a evolução dos mercados, onde as perspectivas de custos são de tendência altista e defendeu que, perante essa possibilidade, o preço pago à produção deve acompanhar as subidas de despesas “o mais rapidamente possível”.



GaCS/FA

Sem comentários: