sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Governo prepara fusão das administrações portuárias regionais



O Governo dos Açores está a preparar um projecto de fusão das administrações portuárias regionais, confirmou hoje, na Horta, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava aos jornalistas na sequência de uma visita às obras da empreitada de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade da Horta, referiu que o objectivo desta alteração é o de conseguir “maior eficiência e maior racionalidade” na gestão dos portos regionais, permitindo, entre outros ganhos, “centralizar na sede da futura estrutura os serviços que actualmente se encontram dispersos pelas diversas administrações portuárias regionais”.

A futura empresa, que se chamará Portos dos Açores SA, e que segundo anunciou igualmente o Secretário Regional da Economia, “terá sede na cidade da Horta”, prevê, igualmente, “a diminuição dos actuais 11 administradores das quatro empresas existentes para três”.

Vasco Cordeiro esclareceu igualmente que “o Governo dos Açores, na preparação deste projecto de fusão das três administrações portuárias regionais terá o cuidado particular de salvaguardar que todo este processo decorrerá sem qualquer despedimento dos quadros de trabalhadores”.

Além deste aspecto, acrescentou, “será mantida a autonomia operacional de cada porto”.

Quanto à localização da futura empresa na cidade da Horta, Vasco Cordeiro justificou esta decisão com o facto da actual Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental (APTO) ser “a entidade que gere actualmente o maior número de portos na Região, fazendo, por isso, todo o sentido que aqui fique sedeada, embora não tenha o maior volume de carga movimentada”.

Em relação às obras da empreitada de requalificação e reordenamento da frente marítima da cidade da obra, Vasco Cordeiro congratulou-se com o facto dos trabalhos “se encontrarem a decorrer a bom ritmo”, salientando “que se trata de um investimento que visa dotar a ilha do Faial com uma infra-estrutura que vai alterar por completo a sua relação com o Mar”.

Segundo Vasco Cordeiro, “trata-se de um investimento que segue aquela que tem sido uma aposta estratégica do Governo dos Açores e que é de afirmar a economia do Mar como um elemento fundamental para o desenvolvimento económico da nossa Região”.

Uma aposta que se reflecte “num conjunto vasto de obras em todas as ilhas dos Açores, como foi o caso das intervenções em Ponta Delgada, em Vila do Porto, na ilha do Pico, entre outras”.


GaCS/NM

Sem comentários: