quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Governo Regional satisfeito com resultados do projecto “Life Laurissilva”



O Director Regional do Ambiente, João Bettencourt, participa na reunião da comissão executiva do projecto “Life Laurissilva”, que decorre no concelho da Povoação, ilha de S. Miguel.

Este encontro, segundo João Bettencourt, visa realizar um balanço sobre as acções desenvolvidas, no âmbito deste programa, pela Sociedade Portuguesa para o Estudos das Aves (SPEA), em parceria com as direcções regionais do Turismo, e dos Recursos Florestais e com as Câmaras Municipais da Povoação e de Nordeste.

Durante o dia de ontem, decorreu uma acção de campo levada a cabo pela SPEA, culminando na reunião de hoje que pretende analisar os projectos que estão a ser desenvolvidas nos concelhos da Povoação e de Nordeste, salientou.

Para João Bettencourt, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar está satisfeita com os resultados positivos alcançados pelo programa “Life Laurissilva”, contribuindo desta forma, para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas dos Açores.

Recorde-se que o plano de acção do projecto que decorre entre 2009/2012 , está a desenvolver-se no concelho de Nordeste, através do combate às espécies infestantes e reflorestação com espécies endémicas, a decorrer na Serra da Tronqueira e nos Graminhais.

A Povoação foi outro dos concelhos, onde o programa está a ser implementado, através da criação de um viveiro, onde foram plantadas 40 mil espécies endémicas, salientou o director regional.

Em paralelo, é de recordar o projecto, “Life Priolo”, desenvolvido entre 2003 e 2008 e tinha por objectivo conservar a espécie do priolo, que se encontrava seriamente ameaçada de extinção.

Um projecto, sublinhou João Bettencourt, que acabou por ser distinguido com o prémio “Best of de Best - Nature”, da União Europeia, pelo seu contributo para o aumento significativo da população do priolo.


GaCS/LM

Sem comentários: