sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Impacto do Cobre nos sistemas marinhos em análise na Horta


O Director Regional dos Assuntos do Mar assistiu hoje, no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na Horta, a uma palestra sobre a influência que a poluição por Cobre tem na modelação dos padrões de invasão por organismos marinhos. Foi proferida João Cunning Clode, investigador doutorado pelo Instituto para as Ciências Marinhas de Leibniz e actualmente a trabalhar no Centro para a Investigação Ambiental do Instituto Smithsonian.

Para o investigador, o papel do Cobre pode ser duplo. Ou seja, se pode servir para ajudar a erradicar algumas espécies, também ele próprio poderá ser o promotor de outras invasões. O estudo em que se encontra a participar tem uma abrangência global e os testes por si liderados decorreram nos Estados Unidos e no Panamá, aproveitando, neste último caso, os efeitos do Canal que liga o Atlântico ao Pacífico. Segundo referiu, o Cobre, o Níquel e o Zinco são os mais letais poluentes marinhos, razão pela qual é essencial saber qual a reacção dos ecossistemas marinhos na presença em especial do Cobre, elemento muito utilizado nas tintas dos cascos das embarcações.

O Director Regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, considerou esta temática particularmente importante visto que, de acordo com os resultados do “Conhecer o Mar dos Açores: fórum de apoio à decisão” que decorreu há poucos dias, a alga Caulerpa webbiana é uma das únicas grandes ameaças ao Bom Estado Ambiental do Mar dos Açores. Torna-se prioritário, segundo o Director Regional, conhecer em detalhe o comportamento dos organismos invasores e das consequencias dos métodos utilizados para a sua erradicação, como sejam os baseados no Cobre. Para além disso, salientou que a presença de investigadores das mais prestigiadas instituições mundiais no Faial realça o papel de vanguarda que a Região e o DOP, em particular, já detêm no que diz respeito à investigação dos oceanos.

Sem comentários: