sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Prevenção e combate à violência doméstica são prioridade política do Governo dos Açores



A Directora Regional da Igualdade de Oportunidades reiterou hoje, na ilha do Faial, que a prevenção e o combate à violência doméstica constituem uma “prioridade política” do Governo dos Açores.

Natércia Gaspar fez esta afirmação na cerimónia de inauguração das novas instalações do Centro de Atendimento para Vítimas de Violência da Delegação do Faial da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que está localizado na freguesia das Angústias, na cidade da Horta.

Segundo referiu na ocasião, esta iniciativa da UMAR, para além de proporcionar “melhores condições de atendimento às mulheres vítimas de violência e aos seus filhos”, revela também “preocupação na boa gestão dos recursos financeiros” que são colocados ao seu dispor, designadamente através de protocolos com a Segurança Social e com a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades.

Disse também que este centro de atendimento faz parte de um conjunto de 10 que formam a rede regional de Centros de Atendimento para Vítimas de Violência, cinco dos quais criados durante o ano passado, os quais cobrem todas as ilhas dos Açores à excepção do Corvo.

Conforme explicou, “tudo isto” está integrado no Plano Regional de Prevenção e Combate à Violência Doméstica, implementado em 2010, e que no seu primeiro ano de vigência registou uma execução da ordem dos 90 por cento.

Natércia Gaspar lembrou, ainda, que a implementação deste plano contou com a importante participação de várias entidades públicas e privadas, com destaque para a UMAU, “ um parceiro fundamental, sobretudo pelo seu historial e know-how na intervenção na área da violência doméstica e na defesa dos direitos das mulheres”

“Tudo isto foi possível porque há aqui um forte investimento e há uma prioridade política do Governo Regional para prevenir e combater este fenómeno”, disse a Directora Regional, adiantando contudo que para este sucesso contribuiu também “a generosidade de inúmeras instituições espalhadas pelas diferentes ilhas”.

A União de Mulheres Alternativa e Resposta está presente desde 2002 na ilha do Faial, onde dispõe também de uma Casa de Acolhimento às Vítimas de Violência.



GaCS/FG

Sem comentários: