quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Unidades de saúde privadas chamadas a participar na redução das listas de espera de cirurgia




As unidades de saúde privadas também vão passar a poder contratualizar com o Serviço Regional de Saúde (SRS) a prestação de serviços no âmbito do programa de redução das listas de espera de cirurgia enquadradas no “Vale Saúde”.

Esta medida resulta da alteração, hoje aprovada no Parlamento açoriano, por proposta do Governo, do diploma que em Novembro de 2009 criou o “Vale Saúde”.

A alteração agora aprovada alarga o âmbito das entidades prestadoras de cuidados de saúde que podem contratualizar a prestação daquele serviço à generalidade das unidades de saúde privadas, quando antes apenas o podiam fazer as empresas privadas pertencentes ao sector social.

Na apresentação do diploma, o Secretário Regional da Saúde justificou o alargamento do conceito de entidade prestadora com as quais o SRS poderá, a partir de agora, convencionar, contratar ou protocolar para a realização de cirurgias aos utentes com o facto das entidades privadas de carácter social não conseguirem, por si só, dar uma resposta adequada ao objectivo do “Vale Saúde”, por serem escassas as que praticam cirurgias.

Miguel Correia revelou ainda que, no âmbito do programa de recuperação de listas de espera, já foram realizadas nos hospitais açorianos, nos últimos três anos, mais de 3600 cirurgias, às quais acrescem mais 200 da responsabilidade de médicos vindos propositadamente do continente.



GaCS/FG

Sem comentários: