sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carlos César anuncia a instalação e equipamentos de alerta em caso de sismos de grande intensidade




O Presidente do Governo dos Açores anunciou esta tarde que ainda neste ano serão ser instalados, nos corpos de bombeiros da região, equipamentos de alerta para eventos de grande magnitude sísmica.

Tais equipamentos permitirão, como disse, "uma comunicação automática e imediata às entidades e responsáveis em cada concelho e em cada ilha, melhorando o estado de prontidão com que cada uma dessas corporações deve responder em situações desse tipo."

Carlos César – que acrescentou que o Governo Regional vai celebrar um protocolo com o Instituto Superior Técnico para esse efeito – revelou também que, após a integração recente do serviço "112" na Protecção Civil dos Açores, numa articulação com a Polícia de Segurança Pública, essa integração, a funcionar já nas ilhas do grupos Ocidental e Central, vai ser estendida á ilha de S. Miguel.

O governante falava no decorrer da cerimónia, a que presidiu, de inauguração da camarata feminina do quartel da Associação de Bombeiros Voluntários da Horta, e de entrega, à mesma corporação, de um novo auto-tanque-pesado, não deixando de sublinhar o duplo significado da cerimónia.

Disse Carlos César que, por um lado, ficava mais uma vez sinalizada a atenção e o apoio que o Governo Regional tem sempre dedicado à actividade dos bombeiros açorianos, e, por outro, a camarata feminina demonstrava que é crescente a participação das mulheres no serviço público de bombeiros.

A propósito, revelou que há já 78 jovens mulheres nos quadros das associações de bombeiros e que mais de 140 se encontram em processo de estágio em todas as ilhas.

"Esse é um sinal, entre outros, de modernização e de mudança que têm sido impulsionadas por um persistente envolvimento do Governo no apoio às dezassete associações de bombeiros que temos nos Açores", disse Carlos César, vincando que o investimento envolvido, de vários milhões de euros por ano, apesar de vultuoso, tem tido repercussões e resultados muito positivos.

A título de exemplo, referiu a própria associação em cujo quartel se encontrava, dizendo que, nos últimos dois anos, o Governo tinha apoiado a sua actividade com cerca de um milhão de euros e que, em breve, vai entregar-lhe uma nova ambulância medicalizável.

Sendo muito importante manter o nível desse tipo de investimentos, para o Presidente do Governo é, no entanto, igualmente importante saber viver com os recursos disponíveis, numa superação que permita ultrapassar eventuais faltas de meios.

"É um esforço que não se deve confinar à ideia fixa, mas ilusória, de que uma instalação de bombeiros dá qualidade, por si só, ao serviço que os bombeiros podem prestar. Mais importante do que isso são as capacidades e as competências instaladas. Mais importante do que isso é a disponibilidade e a adequação dos equipamentos existentes e a formação de todos quantos, de forma profissional ou de forma voluntária, dão a sua colaboração nas acções que são empreendidas pelos corpos de bombeiros", acentuou Carlos César.



GaCS/CT

Sem comentários: