quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Eco-Freguesias com recorde de inscrições



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, está a dinamizar o Concurso “Eco-Freguesia, freguesia limpa”.

As actividades tiveram início a 14 de Janeiro, com a abertura das inscrições, e terminam a 30 de Setembro de 2011, com a avaliação dos trabalhos efectuados.

Esta é a segunda edição do concurso que, no ano de 2010, premiou 71 autarquias nos Açores.

O concurso “Eco-Freguesia, freguesia limpa” tem como objectivos principais reconhecer e distinguir os esforços das Juntas de Freguesias nas áreas de limpeza, a sua capacidade de dinamizar acções participativas e abrangentes, que incluam a generalidade dos cidadãos interessados, e a eficiência na remoção e no encaminhamento para destino final dos resíduos abandonados que se encontram no seu território.

O Concurso “Eco-feguesias, Freguesia limpa” premeia o bom desempenho dos cidadãos e das entidades intervenientes.

Depois do sucesso em 2010, este ano candidataram-se 122 Juntas de Freguesia, mais dez que no ano passado, abrangendo novamente as 9 ilhas da Região Autónoma dos Açores. Assim, até ao próximo dia 12 de Março, decorrerá a primeira visita de avaliação por parte do Júri. Esta visita às freguesias inscritas servirá para avaliar a situação de referência e delinear duas estratégias: uma adequada à limpeza e outra adequada à sensibilização ambiental. A Junta poderá utilizar estas estratégias ou, livremente, encontrar caminhos alternativos para cumprir os objectivos estabelecidos.

Para além da ilha do Corvo que apenas tem uma unidade administrativa, também as ilhas Graciosa, São Jorge, Pico, Faial e Flores aderiram na totalidade ao Concurso. As ilhas Terceira (73% ), São Miguel (64%) e Santa Maria (40%) seguem-se em termos de adesão.

Para o responsável pela Direcção Regional do Ambiente, João Carlos Bettencourt, “tentamos implementar um espírito de melhoria constante que, com o aumento de inscritos registado, parece-nos estar a ser atingido”.



GaCS/SRAM

Sem comentários: