quarta-feira, 30 de março de 2011

Carlos César inaugura troço Ribeirinha-Santa Iria e considera o projecto SCUT fundamental para o desenvolvimento de São Miguel


Ao inaugurar hoje a terceira fase da envolvente à Ribeira Grande, correspondente ao troço entre a Ribeirinha e o miradouro de Santa Iria, o Presidente do Governo dos Açores quis assinalar a concretização de mais este avanço nesta obra que une os extremos da ilha de São Miguel. “Com estas ligações rodoviárias integradas no projecto SCUT, é como se fortalecêssemos a coluna vertebral que sustentará a força e a resistência deste corpo e deste território onde vive mais de metade da população açoriana”, referiu.

Para Carlos César, “estamos em presença de uma das mais relevantes obras realizadas nos Açores, da qual esperamos muito, não só naquilo que já é visível do ponto de vista de segurança, de facilitação dos acessos a muitas freguesias e entre os concelhos da ilha de São Miguel, como também na montagem de novas alternativas do ponto de vista do aparato da Protecção Civil e das capacidades de socorro às populações que são feitas por via terrestre, como também proporcionando aquilo que tem sido a centralidade da visão económica deste projecto: um desenvolvimento policêntrico na ilha de São Miguel, reforçando esta ilha como um mercado único e distribuindo oportunidades por concelhos que tinham menores acessos a infraestruturas essenciais económicas e sociais como, por exemplo, os concelhos do Nordeste e da Povoação”. O Presidente do Governo não tem dúvidas sobre “o impacto positivo no plano social e no plano económico desta obra”.

É uma obra de grande alcance estratégico que as populações e os empresários reconhecem e durante muito tempo reclamaram e é também, segundo Carlos César, “uma obra inter-geracional, porque serão responsáveis pelo seu pagamento, não só as gerações que a conceberam e que a utilizam, mas também outras gerações que dela beneficiarão e a utilizarão num compromisso solidário pelo desenvolvimento dos Açores, pelo desenvolvimento da ilha de São Miguel”.

Respondendo aos críticos do projecto SCUT, o Presidente do Governo afirma que “convivemos com todas essas criticas e com todas essas manifestações com inteira naturalidade porque sabemos que nada é perfeito mas no essencial estamos em presença de uma obra indispensável e com boas consequências económicas e sociais para o futuro na ilha de São Miguel, que é como quem diz também para o futuro nos Açores”.

Carlos César considera que “esta obra é também uma das mais escrutinadas de sempre na nossa Região”. Desde o seu acompanhamento político e contratual através do parlamento regional, à autenticação da sua tipicidade financeira pelas autoridades jurisdicionais com essa competência, à verificação do seu impacto ambiental por autoridades regionais, nacionais e estrangeiras e ao cumprimento o mais rigoroso possível das suas obrigações contratuais, o que decorre da própria contratualidade que está em vigor, visto que serão também os concessionários os responsáveis pela boa qualidade, pela boa utilização ou até pelas consequências da eventual má construção no futuro desta obra.

O troço hoje inaugurado, entre a Ribeirinha e o miradouro de Santa Iria, numa extensão de quase 3 Km, tem um perfil transversal constituído por três vias de circulação na maior parte desse percurso. Contempla três viadutos e três passagens inferiores. O anterior cruzamento da Ribeirinha foi transformado num nó rodoviário para permitir maior segurança na circulação e foram processadas importantes alterações nos acessos ao miradouro de Santa Iria com a criação de um parque de estacionamento para autocarros e também para veículos ligeiros, fora da área do miradouro, proporcionando uma melhor utilização daquele ponto de vista de paisagem.

Este troço permite a redução significativa da distância comparativamente à estrada velha em mais de 2 Km e também uma redução de tempo em cerca de oito minutos, beneficiando o acesso nascente às freguesias do concelho da Ribeira Grande bem como para os que circulam no sentido do Nordeste ou do concelho da Povoação.

Para o Presidente do Governo, “é exactamente essa uma das virtudes deste projecto SCUT: em todos os sentidos de circulação, quer para poente quer para nascente da ilha de São Miguel, todos aqueles que circulam nestas estradas, para todos os concelhos, são beneficiados em tempo, em comodidade e em segurança”.

No próximo mês ficarão concluídas todas as obras do troço entre o miradouro de Santa Iria e o nó dos Barreiros, o que representa também um novo ganho no eixo norte da ilha de São Miguel. Com as obras em curso no eixo sul, entre o Termo da Lagoa e o Alto de São João na Vila Franca e o troço entre o nó dos Barreiros e o Nordeste, caminha-se para a conclusão desta obra no final deste ano.


GaCS/CT/SF

Sem comentários: