terça-feira, 29 de março de 2011

Directora Regional das Comunidades em visita de trabalho à comunidade açoriana residente na Califórnia


A Directora Regional das Comunidades, Maria da Graça Castanho, encontra-se em visita de trabalho, no estado norte-americano da Califórnia, onde reside a maior comunidade açoriana radicada no estrangeiro, para contactos com os seus responsáveis e para visitas às suas principais instituições sociais e culturais.



A directora regional já teve oportunidade de visitar a Associação POSSO - Portuguese Organization for Social Services and Opportunities, uma organização de serviço social, instalada em San José, e que serve a comunidade açoriana desde 1976. Na ocasião, Maria da Graça Castanho dirigiu umas palavras aos seus utentes, que são idosos que frequentam aquele espaço na procura de convívio, de ocupação de tempos livres ou de ajuda nas mais diversas áreas de intervenção, lembrando que o sucesso que as novas gerações de açor-descendentes têm na Califórnia se deve, sem sombra de dúvida, ao esforço, trabalho e, muitas vezes, ao sofrimento dos mais velhos que tudo fizeram para garantir um melhor futuro aos seus filhos.



Na opinião da Directora Regional das Comunidades, àqueles jovens em idade avançada, os Açores devem a divulgação do seu património na Califórnia, onde abundam as referências culturais ligadas ao culto do Divino Espírito Santo, do Senhor Santo Cristo dos Milagres, festas de Santos Padroeiros, bailes de Carnaval, touradas e matanças de porco, promovidas por mais de uma centena de associações, paróquias e clubes desportivos ligados às comunidades açorianas.



Outro momento de destaque nos contactos já estabelecidos foi a visita à Portuguese Fraternal Society of America, em São Leandro, onde está instalada a Biblioteca John Freitas que é a maior biblioteca em língua portuguesa existente naquele estado. Maria da Graça Castanho presidiu, na ocasião, ao lançamento do livro organizado por Mário Mesquita, A Procura da Grande Estratégia – De Roosevelt a Obama, e proferiu uma exposição sobre os desafios que se colocam às comunidades açorianas dos EUA e Canada face ao fenómeno da deportação.



Por sua vez, em Turlock, no Vale de São Joaquim, a directora regional visitou a paróquia de Nossa Senhora da Assunção e a associação de serviço social VALER, onde, em reunião com os corpos directivos, tomou conhecimento das actividades e capacidade de intervenção daquela associação junto da comunidade açoriana mais idosa.



Em Hilmar, cidade de grande concentração de açorianos, Maria da Graça Castanho almoçou na Casa dos Açores, onde lançou o projecto “Ao Colo da Língua Portuguesa”, com a entrega de um kit de livros e material de divulgação dos Açores a uma família que se fez acompanhar de duas filhas de tenra idade, tendo chamado a atenção para a importância da manutenção do Língua Portuguesa no lar e do contacto com os Açores.



Por fim, na Tulare Union High School, a directora regional presidiu à inauguração da exposição de pintura de Vasco Pereira da Costa, a qual assinalou o início do 35.º Congresso da Luso-American Education Foundation, que irá decorrer durante o próximo fim-de-semana, e onde participará em representação do Presidente do Governo.



GaCS/JMB/DRC

Sem comentários: