terça-feira, 22 de março de 2011

Directora Regional das Comunidades reune com instituições nas comunidades açorianas da Califórnia



No Dia Mundial de Luta Contra o Racismo, que se comemorou ontem, a Directora Regional das Comunidades, Graça Castanho, em viagem de contactos no Estado da Califórnia, EUA, visitou e reuniu com várias instituições de grande relevância nas comunidades açorianas deste estado, nomeadamente a Luso-American Life Insurance Society, Luso-American Fraternal Federation, a Luso-American Education Foundation, bem como a CISCO, empresa multi-nacional no ramo da electrónica, computadores e novas tecnologias.

Nas organizações da Luso-American, uma das agremiações portuguesas mais antigas da história da imigração portuguesa nos EUA, ao serviço das comunidades açorianas, a Directora Regional teve a oportunidade de conhecer as áreas de intervenção desta organização em discurso directo. Dado o prestígio da mesma nos Estados Unidos, Graça Castanho convidou a Direcção da Luso-American para uma visita aos Açores, a fim de serem exploradas, no terreno, as possibilidades de intervenção desta instituição, na área dos serviços a prestar aos emigrantes em idade avançada que almejam regressar aos Açores. Graça Castanho lembrou "que muitos são os açorianos e as açorianas idosas que desejam regressar aos Açores para viverem a ultima fase da sua vida. Não o fazem porque os filhos e as filhas radicados nos EUA e Canadá não os deixam partir devido a dificuldade de adaptação do idoso emigrante". Mais lembrou a dirigente que "eis chegada a hora da Luso-American, dando continuidade ao trabalho meritório que desenvolve nos EUA, projectar esse dinamismo e competência profissionais nas ilhas de origem".

No Silicon Valley, a Directora Regional das Comunidades visitou a CISCO, uma companhia multi-nacional com mais de 100.000 funcionários e 16.000 engenheiros, espalhados por todo o mundo, e reuniu com o Director de Engenharia e com um vasto grupo de estagiários portugueses que naquele espaço fazem estágios profissionais, com reconhecimento internacional, em áreas como engenharia electrotécnica, informática, marketing, gestão de projectos, etc. O Director de Engenharia, nascido na ilha Terceira, filho de mãe faialense, apresentou os projectos internacionais de maior impacto e lamentou o facto de os alunos açorianos estarem arredados de programas de bolsas, como o InovContact, que muitos estagiários têm levado até ao Silicon Valley, o espaço que mais oportunidades de internacionalização e expansão oferece ao mundo empresarial. A necessidade de criação de um lobby açoriano nos EUA, com destaque para a área do Silicon Valley, foi defendida pelo Director de Marketing, o qual acredita que só assim se poderá expandir o potencial criativo dos Açores.

Considerando as áreas de intervenção da CISCO, a qual trabalha para as maiores redes sociais existentes no mundo, a Directora Regional, aproveitando a circunstância de se estar a viver o dia Mundial contra o Racismo, recordou que "é urgente colocar as redes sociais e a internet no geral ao serviço de valores mundiais que devem reger a vida dos seres humanos, independentemente da raça, religião ou género. Estes recursos deveriam disponibilizar mensagens curtas e assertivas sobre dimensões da vida humana que a todos nos dignificam. Neste dia dedicado a luta contra o racismo, por exemplo, seria imprescindível aos utilizadores da net e das redes sociais ter acesso a mensagens de apoio à dignidade e diversidade humana". A este propósito, Graça Castanho recordou ainda que "a educação e formação das gerações mais novas há muito que não estão apenas na mão das famílias, escola, igreja ou outros organismos que se ocupam dos mais jovens. Hoje, fazem parte do processo educativo e com grande vantagem os computadores com todas as suas aplicações. As novas gerações perdem mais tempo a manipular as novas tecnologias do que propriamente em convívio com as suas famílias. Assim sendo, há que explorar o potencial tecnológico, pondo-o ao serviço da criação de sociedades mais justas, paritárias e democráticas".


GaCS/LFC

Sem comentários: