sexta-feira, 25 de março de 2011

Esclarecimento da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas



Em relação ao “Desmentido” da Câmara Municipal de Ponta Delgada quanto à nota do GaCS que anunciava, ontem, que o “Governo oferece plantio para o Parque Urbano da Câmara Municipal de Ponta Delgada”, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas esclarece o seguinte:

A “Cidade em Acção”, Sociedade pertencente à Câmara Municipal de Ponta Delgada e que gere o Parque Urbano de Ponta Delgada, não só solicitou vário plantio aos Serviços Florestais de Ponta Delgada, de endémicas e de outras espécies, como, por ofício de 7 de Dezembro de 2010, com a referência 198/2010 , dirigido à Direcção Regional dos Recursos Florestais (DRRF), solicitou “a melhor colaboração para a plantação de espécies endémicas e outras” para além “do apoio e colaboração” de técnico da DRRF.

Na sequência de tal pedido, subscrito por Hélder Alberto Martins Fialho, realizou-se uma reunião na DRRF com o colaborador daquela empresa municipal, Sr. Paulo Patrício Pacheco, que se apresentou como responsável pelos jardineiros do Parque Urbano de Ponta Delgada, que mencionou o insucesso verificado na plantação de algumas espécies florestais e solicitou aconselhamento técnico.

Nos dias 7 e 9 de Fevereiro, a DRRF determinou que um dos seus técnicos se deslocasse ao Parque Urbano de Ponta Delgada o qual, na companhia do Sr. Paulo Patrício Pacheco, verificou as necessidades existentes, as áreas a arborizar e a quantidade e espécies florestais a utilizar, a necessidade de instalação de estruturas de protecção ao vento, a Norte e a Sul do Parque Urbano, bem como os núcleos de endémicas a criar no seu interior.

Face à solicitada colaboração e às necessidades verificadas, a DRRF disponibilizou-se para ceder as plantas necessárias e a enquadrar a actividade de arborização no âmbito das comemorações do Ano Internacional das Florestas, com a colaboração dos alunos do Programa PRIFIJ II – Horticultura e Fruticultura Biológica, orientados pela docente de tecnologias específicas do grupo disciplinar de ciências agro-pecuárias da Escola Secundária das Laranjeiras, Eng.ª Elizabete Oliveira, a qual, aliás, acompanhou a visita de trabalho ao Parque Urbano de Ponta Delgada do dia 9 de Fevereiro.

A acção de arborização do Parque Urbano de Ponta Delgada estava prevista para hoje, dia 25 de Março, às 14h30 mas, por iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada foi cancelada, como comunicou à referida Docente e à DRRF.

O que é verdadeiramente lamentável e mesquinho é o facto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, por não ter gostado que se soubesse da disponibilidade e do apoio do Governo à reflorestação do Parque Urbano, tenha cancelado a iniciativa previamente acordada.

O que é igualmente deplorável e inqualificável é o facto da Câmara Municipal de Ponta Delgada tentar trazer para a refrega política uma acção de florestação, que se quis integrada no âmbito do Ano Internacional das Florestas, à semelhança do que tem acontecido em todas as ilhas, com a importante colaboração das escolas e o envolvimento de empresas e da generalidade das autarquias locais.


GaCS/MS

Sem comentários: