segunda-feira, 28 de março de 2011

Fórum Jovem discute "O que queremos para os Açores em 2020"


A sessão comemorativa do primeiro aniversário do programa Fórum Jovem – 100% Cidadão, subordinada ao tema “O que queremos para os Açores em 2020”, realizou-se sábado no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores. Trata-se de um programa do Governo dos Açores, promovido pela Direcção Regional da Juventude, que tem p objectivo principal o exercício da cidadania plena.


“Porque acreditamos que o processo de participação dos jovens constitui um espaço de desenvolvimento de autonomia e poder e que a participação nas políticas de juventude cria a marca do reconhecimento dos jovens como actores sociais e políticos”, salientou o Director Regional da Juventude, o Fórum Jovem estendeu-se de Março de 2010 a Março de 2011, a 23 freguesias dos Açores, envolvendo 400 jovens açorianos. Sendo que até 2012 chegará às 155 freguesias açorianas.


Após um ano, é tempo de balanço, sem, no entanto, se afastarem dos objectivos de educar para a participação; fomentar e reconhecer novas formas de participação; impulsionar a participação juvenil local; garantir a igualdade de oportunidades a todas as pessoas jovens na participação de projectos colectivos e reconhecer, reforçar e estabelecer um espaço de diálogo entre os jovens, as suas associações e a Administração Pública Regional.


Nesta segunda fase, a Direcção Regional da Juventude manterá o envolvimento dos jovens na organização do próprio Fórum, como impulsores e suporte da sua estrutura, e procurará reforçar o diálogo estruturado e regular entre todos os jovens açorianos e entre os jovens e as estruturas da administração, por forma a potenciar e facilitar a execução participativa no processo de implementação das políticas públicas de juventude.


No entanto, maximizando o reconhecimento social e institucional da força que representa o tecido social da juventude dos Açores, o Director Regional da Juventude apresentou uma novidade. Bruno Pacheco anunciou que, “com uma periodicidade trimestral, ou até mesmo inferior, reunir-nos-emos à volta de um tema, e, todos juntos, procuraremos dar o que de melhor temos, o nosso contributo em prol dos jovens e dos Açores, ou seja, o que queremos para a nossa terra em 2020”.


“Serão actores destas sessões especiais, não apenas os jovens açorianos a residir nos Açores, mas, também, alguns dos que, por motivos e motivações várias, se encontram noutras paragens e, fruto de experiências recolhidas, trarão o seu contributo”, afirmou Bruno Pacheco.


Foi neste seguimento que a temática escolhida para o 1º Aniversário do Fórum Jovem – 100% Cidadão foi O que queremos para os Açores em 2020. “Desta forma, teremos a colaboração de todos na construção de um documento estratégico sobre o desenvolvimento dos Açores até 2020, na perspectiva dos jovens, o qual será, sem dúvida, um suporte indispensável na definição dos objectivos e das estratégias políticas dos poderes públicos nos Açores, nas áreas da Juventude”, afirmou o Director Regional da Juventude.


Esta sessão comemorativa contou com a presença de dois convidados: Chris Curtis, professor universitário canadiano, considerado um dos “gurus” do empreendedorismo à escala global, e Susana Lopes, uma jovem açoriana, designer de moda, de momento a trabalhar em Londres.


GaCS/DRJ

Sem comentários: