segunda-feira, 28 de março de 2011

Gastronomia pode ser importante contributo para afirmação turística


A Gastronomia constitui um dos produtos “que pode contribuir de forma muito importante para a afirmação do sector do turismo nos Açores”, defendeu hoje, em Ponta Delgada, o Director Regional do Turismo, Miguel Cymbron, durante a apresentação, pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores, das candidaturas regionais ao concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia”.


Segundo Miguel Cymbron, “esta será uma iniciativa que poderá contribuir, durante este ano, para o reforço e afirmação do destino Açores” à semelhança do que aconteceu o ano passado com a iniciativa “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”.


Para o Director Regional do Turismo, o sector “é indissociável da gastronomia, sendo este um dos factores transversais a este fenómeno, uma vez que, independentemente da sua motivação, o turista tem contacto com a cozinha local, através de uma necessidade elementar que é a alimentação”.


“Por outro lado, a gastronomia é uma das mais significativas manifestações da cultura local dos povos, pois espelha os seus usos e costumes, através da utilização dos ingredientes, da forma como são confeccionados e como são apresentados”, acrescentou.


As candidaturas apresentadas pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores são as seguintes: nas entradas, Linguiça frita com inhame, Morcela frita com ananás. Na Categoria de Sopa, a sopa do Espírito Santo, no Peixe as candidaturas regionais serão o Polvo Assado no Forno e o Bacalhau Frito de Molho Vilão com Minhotes.


Na Carne, a Confraria submeteu as candidaturas do Cozido das Caldeiras (Cozido das Furnas), o Bife Regional dos Açores, o Caldo de Nabos e a Alcatra. No Marisco foram apresentadas as Lapas Grelhadas, Cracas cozidas e Cavaco Cozido com Molho Verde. Nos Doces a Confraria dos Gastrónomos dos Açores apresentaram as candidaturas das Queijadas da Vila, do Pudim de Chá e do Bolo D.ª Amélia.


Por fim, foram também apresentadas candidaturas para o Bolo Lêvedo, o Ananás, a Pimenta da Terra e o Chá.


O Concurso “Sete Maravilhas da Gastronomia” decorre em moldes semelhantes ao concurso “Sete Maravilhas da Natureza”, encontrando-se actualmente a decorrer a fase de selecção de 70 pratos de onde será escolhido o lote de 21 finalistas. Estes finalistas serão depois sujeitos a votação popular, estando o anúncio dos vencedores agendado para o próximo mês de Setembro.


GaCS/NM

Sem comentários: