quinta-feira, 31 de março de 2011

Incidente na queda dos pilares da SCUT está resolvido e não coloca em causa prazos contratuais nem segurança da obra

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos esclareceu, esta manhã em Ponta Delgada, os deputados da Comissão de Política Geral sobre o incidente que originou a queda dos pilares da SCUT, no Eixo Sul. Na audição José Contente apresentou as conclusões do relatório de averiguações que o Governo Regional instaurou.

À saída o governante referiu que “de uma maneira pedagógica, mostramos aos senhores deputados o que aconteceu. Explicamos a natureza deste método construtivo específico para aquele vale encaixado que precisa de quatro pontos de apoio e que só poderiam ser feitos com este método, e, numa fase em que a obra ainda não estava terminada, houve um conjunto de situações que levaram à queda dos pilares”. Um deslizamento de terras atingiu a base da grua de apoio à construção, que tombou posteriormente sobre os pilares e estes, assentes numa rótula mecânica, rodaram e caíram.

Aos jornalistas José Contente assegurou que estão garantidas todas as condições de segurança para que o viaduto em causa seja “mais uma boa obra de arte, como são as restantes 24 obras de arte, construídas segundo diferentes processos construtivos e este, a abertura em “V” é mais um deles. Ocorreu um incidente e já está resolvido”, acrescentou.

Questionado sobre a falta de esclarecimentos da Euroscut sobre o sucedido, o Secretário Regional respondeu que a empresa tem os seus próprios métodos de comunicação, “assim como o Governo Regional tem os seus e cada um responde na sua justa medida”, sublinhando que o Governo decidiu instaurar um processo de averiguações porque tem a sua própria fiscalização e a concessionária, que faz igualmente a sua própria fiscalização, averiguou da mesma forma o que se passou.

“A concessionária aprendeu com este incidente e irá optar por uma comunicação mais célere. No entanto, sei que a empresa vai esclarecer os jornalistas e hoje está a fazê-lo também, aqui na Comissão, não era obrigada mas decidiu vir e fez bem”, disse o Secretário Regional, porque entende que só desta forma é que se restabelece a tranquilidade na opinião pública e, sobretudo, para que se evite a desinformação técnica.

Em declarações aos jornalistas José Contente reafirmou que o Governo Regional e a concessionária garantem a segurança e a qualidade da obra, indiscutível numa obra desta dimensão e conclui dizendo que “este incidente tem muito menos peso do que a amplificação que tomou na comunicação social”, está resolvido e não coloca em causa os prazos contratuais da obra.
GaCS/VS

Sem comentários: