quarta-feira, 30 de março de 2011

Tempo médio de espera para cirurgias no Serviço Regional de Saúde entre 3 a 4 meses


O tempo médio de espera por uma cirurgia considerada normal do ponto de vista clínico situa-se entre os três e os quatro meses, no Serviço Regional de Saúde, sendo muitas dessas cirurgias realizadas no primeiro mês.

Em termos globais, incluindo as cirurgias não urgentes, o tempo médio de espera é de 9,8 meses.

São dados avançados, hoje, pelo Secretário Regional da Saúde, em resposta a notícias vindas a público na RTP-Açores, sobre esta temática. Foi também sublinhado que, na Região não existem listas de espera de cirurgias oncológicas, ao contrário do que acontece noutras localidades do país.

Em relação ao atraso de pagamentos ao Hospital de Ponta Delgada, foi esclarecido que houve, efectivamente, uma factura que foi emitida no final do ano, pelo que não foi possível confirmar, em tempo, todas os actos que dela constavam. Portanto, apenas por razões administrativas essa factura ainda não foi paga, o que acontecerá muito brevemente.

Esse problema não surgiu nos hospitais de Angra e da Horta uma vez que emitiram, mensalmente, as respectivas facturas de recuperação de listas de espera.


Todavia, o Hospital de Ponta Delgada teve adiantamentos na ordem dos 5,6 milhões de euros e, com esta verba, teve possibilidade de pagar aos profissionais que prestaram serviços no âmbito do programa de recuperação de listas de espera.

Miguel Correia sublinha que é muito importante que os hospitais prossigam este programa que será, agora, reforçado com o vale saúde.

No tocante aos equipamentos, o Secretário da Saúde disse que está em apreciação a proposta de plano de investimentos enviada recentemente pelo Hospital de Ponta Delgada, mas garantiu já que “ haverá verba para os equipamentos que são essenciais e que possam pôr em causa a vida das pessoas”. Outros equipamentos que ainda estão dentro do período de vida útil e estão a funcionar serão repostos em próximos planos.

GaCS/RC

Sem comentários: