quinta-feira, 28 de abril de 2011

Antologia Açoriana de João Miguel Fernandes Jorge e Urbano lançada hoje em Ponta Delgada



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove hoje, pelas 17:30 horas, o lançamento da obra Antologia Açoriana, com poemas de João Miguel Fernandes Jorge e ilustrações de Urbano.

A iniciativa enquadra-se na passagem dos recentes Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e Dia Mundial do Livro (23 de Abril).

Publicado pela Presidência do Governo dos Açores/Direcção Regional da Cultura, a obra é uma colectânea de poemas do escritor João Miguel Fernandes Jorge que, desde os finais da década de 1980, visita com regularidade as ilhas dos Açores e nelas colheu inspiração para este conjunto de poesias, dispersas ao longo de diferentes títulos da sua obra.

São os casos de Terra Nostra (Editorial Presença: 1992), Bellis Azorica (Relógio d’Água: 1999), Castelos I a XXXV (Averno: 2004), e que agora aqui se encontram reunidas num único volume.

Em estreito diálogo com estes textos poéticos, as pinturas do artista plástico Urbano, representando os quatro elementos que envolvem as ilhas do arquipélago – Mar, Terra, Fogo e Ar – contribuem para o interesse desta edição, que conta ainda com uma nota introdutória da autoria de Maria de Fátima Borges.

A sessão de lançamento contará com a presença de ambos os autores e a apresentação do livro estará a cargo da Direcção da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.


GaCS/FA/DRaC

Sem comentários: