terça-feira, 19 de abril de 2011

Carlos César no lançamento de livro do Primeiro-Ministro de Cabo Verde





O Presidente do Governo dos Açores esteve presente na sessão de lançamento do livro “Uma agenda de transformação para Cabo Verde”, da autoria do Primeiro-Ministro daquele país, José Maria Neves, e que decorreu ontem à tarde na Câmara Municipal de Lisboa.

Primeira obra literária do governante africano, o livro – que foi apresentado por Mário Soares e por N´gunu Tiny – reúne algumas das principais intervenções de José Maria Neves sobre questões importantes para a vida de Cabo Verde, designadamente os esforços pelo desenvolvimento e pela afirmação do país no contexto internacional.

E é precisamente nesse desígnio cabo-verdiano que os Açores têm desempenhado um papel de relevo. Essa intermediação e influência açorianas – reconhecidas já a nível nacional e europeu, sobretudo quando enquadrado no âmbito da Macaronésia – permitiu não só uma grande aproximação entre os dois arquipélagos, mas também a relações pessoais de amistosa cordialidade entre Carlos César e José Maria Neves.

Os mecanismos de cooperação foram identificados em diversos contactos bilaterais, com destaque para a visita, em 2007, de uma delegação chefiada por José Maria Neves aos Açores e de outra deslocação, no ano seguinte, de Carlos César a Cabo Verde, onde políticos e empresários estabeleceram pontes de cooperação em diversas áreas.

Nessa ocasião, o Presidente do Governo dos Açores frisou que o grande ganho da sua visita foi o de ter sido possível apresentar às autoridades e agentes económicos cabo-verdianos a diversidade de áreas em que as relações comerciais com os Açores podiam ser reforçadas.

Durante este processo, os chefes dos governos dos Açores e de Cabo Verde comprometeram-se, em documento assinado em Ponta Delgada, aquando da visita de José Maria das Neves ao arquipélago açoriano, com o objectivo de estabelecer uma "agenda de cooperação e desenvolvimento" alargada à região da Macaronésia, com base um "intenso processo de diálogo sobre os desafios comuns aos quatro arquipélagos nas suas relações com o Mundo".

Neste âmbito, com o empenhamento do Governo açoriano no processo, foi possível concretizar uma aspiração comum dos arquipélagos da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde), com o estabelecimento de uma parceria especial entre a União Europeia e Cabo Verde.

Segundo disse nessa ocasião Carlos César, a decisão da União Europeia "surge no seguimento daquela que tem sido a posição oficial do Governo Regional dos Açores que, ao longo dos últimos anos, tem vindo a defender, nos diversos organismos internacionais e comunitários onde está representado, o fortalecimento do relacionamento da UE com aquele país de língua oficial portuguesa".

Após a sessão de apresentação do livro “Uma agenda de transformação para Cabo Verde”, Carlos César e José Maria Neves participaram num jantar, com carácter reservado, oferecido pelo Presidente da Câmara de Lisboa, António Costa.



GaCS/CT

Sem comentários: