segunda-feira, 18 de abril de 2011

Governo mantém aposta no desenvolvimento da Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores - IDEiA

O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos (SRCTE), tem em curso a implementação do Sistema Regional de Informação Geográfica, denominado IDEiA- Infra-estrutura de Dados Espaciais interactiva dos Açores.

O principal objectivo deste projecto está associado ao desenvolvimento e gestão de uma plataforma de dados geográficos, produzidos ou mantidos por diversas entidades, permitindo aos cidadãos acesso a informação de cidadania geo-referenciada, livre e gratuita, sob a forma de serviço público.

O incremento de regras comuns de aplicação aos dados geográficos resulta do cumprimento da Directiva comunitária Inspire, comum às regiões europeias, na qual os Açores participam com o investimento público na cartografia digital, “uma das mais modernas das diferentes regiões do país”, referiu hoje o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

José Contente sublinhou que o “poder da informação é o capital principal da boa cidadania e até do progresso da democracia porque nós precisamos de cidadãos bem informados”.

No cumprimento do projecto IDEiA, o governante assinou esta manhã, em Ponta Delgada, um contrato de prestação de serviços de desenvolvimento e implementação desta infra-estrutura interactiva de dados espaciais nos Açores.

De acordo com o Secretário Regional, este contrato insere-se numa trajectória de desenvolvimento da cartografia dos Açores: “estamos a trabalhar nesta plataforma IDEiA com grandes investimentos - nesta primeira fase ultrapassa já os 400 mil euros –, o que significa que nós estamos apostados em cumprir a Directiva e facultar à população um conjunto de informações georeferenciadas que permitam uma melhor cidadania”, fazendo com que os Açores acompanhem a marcha de desenvolvimento europeu.

A aposta do Governo Regional passa por conseguir uma cartografia digital moderna e de fácil acesso, aplicável em vários departamentos da administração pública, como na saúde, economia, ambiente e mar, educação, juventude, entre outros.

A tutela está, igualmente, a trabalhar em outros projectos de goereferenciação, como o Sigenda, que está a ser progressivamente melhorado, com o intuito de constituir, nos Açores, uma base alargada de informação georeferenciada que permita uma melhor interactividade e interoperabilidade entre os cidadãos e os organismos regionais.

No âmbito deste projecto, a SRCTE realiza três sessões técnicas relativas à directiva Inspire, em São Miguel, Terceira e Horta, sendo que a primeira ocorreu no dia 13 de Abril. As inscrições continuam abertas a todos os interessados, podendo ser feitas no sítio ideia.azores.gov.pt.


GaCS/FA/VS

Sem comentários: