quinta-feira, 28 de abril de 2011

Secretária da Educação reitera “total abertura” para negociar com sindicatos de professores



A Secretária Regional da Educação e Formação assegura que a tutela continua a ter “total abertura” para negociar com os sindicatos de professores as alterações ao Estatuto da Carreira Docente.

Questionada pelos jornalistas acerca das recentes declarações da Presidente do Sindicato Democrático dos Professores dos Açores, Cláudia Cardoso lembrou que “não faz nenhum sentido que, a meio de um processo negocial que está em aberto, se queira dá-lo como fechado”.

A governante lembrou que “estamos precisamente a meio de um processo negocial. Um processo que não está fechado, que teve duas reuniões anteriores e onde estão a ser analisadas propostas, que vêm de ambas as partes”.

A Secretária da tutela salientou ainda que quando as propostas dos sindicatos têm razoabilidade e "nos parecem exequíveis", são acolhidas, “aliás como tem acontecido, embora isso não tenha sido mencionado. Houve várias propostas dos sindicatos que nós acolhemos”.

No entanto, disse Cláudia Cardoso, “outras [propostas] há onde este encontro de posições não é possível. Uma negociação é isso mesmo e as rondas negociais servem precisamente para isso”.

A Secretária alertou para o facto de uma negociação servir para “discutir as propostas, ter uma posição sobre elas”, o que “não significa exactamente o mesmo que aceitá-las a todas. Isso, o Governo não faz. Tem uma posição sobre determinadas matérias, é rigoroso, percebe os tempos em que vivemos e tem também em atenção que essas propostas têm que se coadunar com a nossa realidade”.

A governante lembrou ainda que Secretaria da Educação atende ao sistema educativo regional no seu todo, “onde se incluem alunos, pais e encarregados de educação e também professores. Não somos uma Secretaria dos professores, somos a Secretaria da Educação”.



GaCS/FA/HB

Sem comentários: