terça-feira, 31 de maio de 2011

Açores recebem `com qualidade´ imigrantes estrangeiros estabelecidos no arquipélago



A Directora Regional das Comunidades assegurou hoje, na Horta, que os Açores recebem “com qualidade” os imigrantes estrangeiros que se estabelecem no arquipélago.

A garantia foi expressa por Maria Graça Castanho à entrada para mais uma reunião trimestral do Conselho Regional para os Assuntos da Imigração, que decorre esta tarde na ilha do Faial.

Segundo explicou na ocasião, nos Açores existem actualmente imigrantes de 86 nacionalidades diferentes, “cuja integração e qualidade de vida dependem muito da nossa capacidade de intervir e de pôr no terreno políticas e medidas que garantam essa qualidade de vida”.

Disse também que todos os parceiros com assento no Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração “têm já trabalho com frutos dados nesta área da imigração”.

Conforme adiantou Maria Graça Castanho, neste órgão de consulta “discutimos em conjunto aquilo que fizemos, o que estamos a fazer e o que se pretende fazer para que o nosso arquipélago seja cada vez mais um destino de acolhimento com a qualidade que se deseja nos nossos dias”.

A Directora Regional sublinhou ainda que os Açores, com a sua acção junto dos imigrantes, fizeram com que Portugal “ficasse posicionado, em estudos internacionais, em segundo lugar no que diz respeito às políticas de integração”.

Questionada sobre os temas em discussão nesta reunião, Maria da Graça Castanho disse que, entre outros assuntos, iria dar conta “do trabalho já desenvolvido” pela Direcção Regional das Comunidades, bem como falar do Cais da Cidadania e da Diversidade, que terminou na passada semana, e que percorreu todas as ilhas dos Açores.

Vamos falar também do Guia do Imigrante, que estamos a reorganizar e a readaptar para as novas situações, e temos um conjunto muitíssimo alargado de outras iniciativas que vão tendo lugar no calendário que está previsto, acrescentou.

Criado no âmbito da Presidência do Governo dos Açores, através do Gabinete do Secretário Regional da Presidência e da Direcção Regional das Comunidades, o Conselho Consultivo Regional para os Assuntos da Imigração visa assegurar a participação e a colaboração das associações representativas dos imigrantes, dos parceiros sociais, das instituições de solidariedade social e outras organizações que prestam apoio social e cultural aos imigrantes na definição e coordenação das políticas de integração social e de combate à exclusão.

Este órgão consultivo integra, entre outras, diversas direcções regionais e institutos, bem como a Associação dos Imigrantes nos Açores, o Centro Comunitário de Apoio ao Imigrantes, a Associação de Municípios dos Açores, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural.



GaCS/HO/FG

Sem comentários: