terça-feira, 24 de maio de 2011

Apoios públicos do SIDER são essenciais para as empresas regionais



O Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores “constitui um instrumento muito importante para as empresas regionais”, sendo responsável “por permitir novas oportunidades de negócio ou a expansão das nossas empresas de base mais tradicional”, salientou hoje, no Topo, em S. Jorge, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que visitou uma pequena unidade artesanal para a confecção de doces e pastelaria tradicional de S. Jorge, considerou este “mais um exemplo de como pode ser dada uma boa aplicação aos recursos públicos e de como estes podem ter um papel muito importante para a dinamização económica, em especial nas ilhas de menor dimensão”.

Segundo Vasco Cordeiro, “esta empresa candidatou-se aos incentivos do SIDER em 2008, ou seja já com o actual sistema em vigor, tendo o projecto apresentado permitido um reforço muito considerável da sua capacidade produtiva”.

Com essa maior capacidade de produção, salientou o governante, “foi possível que a actividade desta empresa fosse reforçada ao nível da exportação para outras ilhas do grupo central, assim como para S. Miguel e inclusivamente para o mercado nacional” o que a torna “um excelente exemplo de como os apoios públicos se podem aliar ao potencial de produtos que se distinguem no mercado pela sua especificidade”.

Neste caso, considerou ainda, “são produtos que se alicerçam na tradição da lha de S. Jorge, tendo o SIDER constituído um instrumento que permitiu o recurso a novos equipamentos, a um aumento da sua capacidade produtiva e uma melhor performance do ponto de vista empresarial”.




GaCS/NM

Sem comentários: