terça-feira, 24 de maio de 2011

Aposta na qualificação do turismo contribui para o desenvolvimento de S. Jorge



O Governo dos Açores está apostado em aproveitar as potencialidades turísticas que cada ilha oferece, constituindo S. Jorge “uma referência no que diz respeito aos trilhos pedestres” considerou hoje o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, durante uma cerimónia que assinalou a abertura do trilho Fajã dos Vimes/Fragueira/Portal.

Segundo o governante, a abertura de mais este trilho contém “em si algum simbolismo já que ele permite salientar, não só um dos aspectos mais marcantes do património jorgense, mas também a forma como se pode concretizar uma efectiva ligação entre o património natural e o património cultural”. Neste caso, salientou, “este trilho desemboca numa zona – a Fragueira - associada ao Maestro Francisco Lacerda, que é um dos grandes vultos da cultura açoriana”.

Para o Secretário Regional da Economia, “esta aposta é também muito válida já que ela concretiza aqueles que são alguns dos objectivos do Governo dos Açores, como é o caso da aposta numa cada vez maior qualificação e valorização dos nossos recursos”.

Para Vasco Cordeiro, a aposta na abertura de trilhos pedestres “integra-se dentro da principal área dos produtos turísticos de S. Jorge, que são os passeios a pé, e que podem constituir um importante elemento para o desenvolvimento do sector nesta ilha”.

Vasco Cordeiro destacou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Amigos da Fajã dos Vimes, “que lançaram ombros à tarefa de preparação e manutenção do trilho, à semelhança da colaboração que têm prestado em diversas outras iniciativas, dando assim um contributo inestimável ao progresso e ao desenvolvimento do turismo em S. Jorge”.

A abertura deste trilho vem não só aumentar a oferta de S. Jorge nesta área, como também permite oferecer uma rota com uma dimensão de cerca de 13 quilómetros, ligando a zona do Portal à Fajã de São João, e unindo dois dos mais interessantes percursos pedestres da costa sul da ilha de São Jorge.



GaCS/NM

Sem comentários: