quinta-feira, 26 de maio de 2011

Carlos César quer potenciar a notoriedade dos Açores na Assembleia das Regiões da Europa para defesa dos interesses do arquipélago na União Europeia



O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, recebeu hoje, em audiência no Palácio de Sant`Ana, a Presidente da Assembleia das Regiões da Europa, no primeiro acto público de Michèlle Sabban no âmbito da visita que hoje iniciou ao arquipélago.

Carlos César, que assume a presidência do programa de estágios internacionais Eurodisseia, bem como do recém-criado Observatório Europeu da Mobilidade Profissional, reiterou aos jornalistas no final da audiência a importância da Assembleia das Regiões da Europa (ARE), uma organização que abrange mais de 270 regiões, de mais de 30 países. Tem-se afirmado como “uma organização influente, como se deseja que as regiões sejam na construção e no processo de decisão na Europa”.

O Presidente do Governo relevou a importância dos Açores na ARE, com uma representação na Assembleia-Geral, com participação no bureau político da Assembleia, a presidência do Programa Eurodisseia, que é um programa emblemático da ARE, e são portanto, segundo Carlos César, “ uma das regiões influentes e com notoriedade nesta organização que é tão importante. A realização da Assembleia-Geral em Novembro nos Açores da Assembleia das Regiões da Europa mostra isso mesmo. Se não fosse essa influência e essa notoriedade dificilmente obteríamos essa organização que vai trazer aos Açores perto de 600 participantes de 270 regiões”.

Carlos César considera que, “no momento em que se está a discutir a estratégia da Europa 2020 e em que se estão a discutir dossiers importantes como o da política de coesão, a Assembleia das Regiões da Europa também se constitui como um dos interlocutores que pode ser mais importante para esse efeito”.

“Defender as regiões, defender a coesão a partir das regiões e do papel das regiões , como o objectivo desta organização, é um objectivo que assenta por inteiro no interesse dos Açores no contexto europeu”, concluiu o Presidente do Governo.



GaCS/CT/SF

Sem comentários: