sábado, 28 de maio de 2011

Governo apostado na dinamização da economia regional



O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores realçou ontem, em Ponta Delgada, a importância das duas novas linhas de crédito, recém contratualizadas, destinadas a financiar as empresas para mais investimentos e reduzir os seus encargos com endividamentos.

Presidindo à inauguração da Feira “Lar, Campo e Mar”, em representação do Presidente do Governo, Sérgio Ávila esclareceu que essas medidas irão também permitir ao Governo Regional, em conjunto com um sociedade de garantia mútua, assegurar 75 por cento do risco de financiamentos a conceder por parte das instituições de crédito.

O governante açoriano considerou de fundamental importância o reforço da competitividade das empresas na Região Autónoma de modo a que possam obter produtos transaccionáveis para exportação e anulando necessidades de importação.

Realçou, igualmente, o interesse do Governo Regional na melhoria das condições de reforço à circulação de bens e serviços, dentro ou fora da Região Autónoma, e num maior apoio à capacidade competitiva das empresas locais nos mercados externos.

O Vice-Presidente do Governo revelou, por outro lado, que nos primeiros cinco meses deste ano, o Governo conseguiu diminuir em 1º por cento as despesas de funcionamento da Administração Pública Regional, relativamente a idêntico período de 2010.

Sérgio Ávila sublinhou, igualmente, que o Governo Regional obteve, em finais de 2010, um prazo de pagamento médio a fornecedores de 21 dias, ou seja, 10 vezes inferior ao da Madeira.

Acentuou, ainda, que nos Açores se regista a mais baixa taxa de incumprimento por parte das empresas em relação às linhas de crédito concedidas.

Nesse sentido, acrescentou que apenas 0,32 por cento do crédito concedido está em situação de incumprimento nas ilhas, significando que as empresas açorianas conseguiram honrar em 99,7 por cento os seus compromissos financeiros com o apoio do Governo Regional.

Afirmou, também, que os Açores conseguiram em 2008 ter um nível de crescimento económico superior à média do país e da União Europeia.

Para fazer face aos actuais constrangimentos, aquele membro do executivo açoriano advogou a manutenção do investimento público em níveis susceptíveis de produzirem sinais de confiança e de estabilidade na actividade económica.

Referindo-se à quase nula capacidade de financiamento da banca junto das empresas e das famílias, o Vice-Presidente do Governo disse que, em 2007, as instituições de crédito injectaram 620 milhões de euros na Região Autónoma, em termos líquidos, correspondendo a cerca de 60 por cento do Orçamento Regional.

Adiantou que o valor de crescimento do crédito concedido às empresas e famílias, em relação aos depósitos obtidos, foi, em 2010, de apenas 20 milhões de euros, ou seja, um por cento do orçamento regional.

Para Sérgio Ávila, este foi o contributo líquido das instituições financeiras para a alavancagem da actividade económica regional, situação que provocou uma retracção do mercado interno.

Preconizou, por isso, a introdução, sempre que possível, de mecanismos de apoio do ponto de vista social e complementar ao rendimento das famílias açorianas.

A Feira “Lar, Campo e Mar”, com uma área total de 3.687 metros quadrados, envolve mais de 160 standse encerra no próximo dia 2 de Junho.

A mostra abrange empresas locais, de outras ilhas do arquipélago e fora da Região.



GaCS/CM

Sem comentários: