quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo investe mais de 10 milhões de euros na construção do Centro de Artes Contemporâneas



O Governo dos Açores anunciou hoje a adjudicação, pelo valor de 10.250.000 de euros, acrescido de IVA à taxa legal, da empreitada de construção do “Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas”.

A decisão foi tomada na última reunião do Conselho do Governo, realizada na ilha de São Jorge, e cujo comunicado final foi divulgado esta quarta-feira pelo Secretário Regional da Presidência.

Segundo indicou André Bradford, o “Arquipélago”, a instalar no edifício e espaços adjacentes da antiga fábrica do álcool da Ribeira Grande, será “um instrumento fundamental de promoção da cultura e dos artistas e criadores regionais, constituindo também um meio de diversificação e qualificação da oferta turística”.

No âmbito da cooperação financeira directa com os municípios, o Governo decidiu também apoiar a execução de cinco projectos de investimento da responsabilidade de outros tantos municípios de São Miguel, Terceira, São Jorge e Pico.

Em causa está a construção, ampliação e remodelação dos edifícios sede das Juntas de Freguesia de São Brás (Ribeira Grande), Porto Judeu (Angra do Heroísmo), Fontinhas (Praia da Vitória), Calheta (Calheta de São Jorge) e Criação Velha (Madalena do Pico), num investimento que terá uma comparticipação governamental da ordem dos 282.500 euros.

Nesta reunião, o Governo autorizou também o aumento do capital social da Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, SA em 1.000.000 de euros, no sentido de “dotar aquela empresa, que desempenha um papel relevante na gestão do sector das pescas na Região, com uma estrutura financeira adequada”.

A Lotaçor tem como objecto principal da sua actividade a realização de todas as operações de primeira venda do pescado e respectivo controlo, a exploração de portos de pesca e lotas, bem como a gestão das instalações e equipamentos frigoríficos destinados à congelação, conservação, distribuição e comercialização do pescado nos Açores.



GaCS/FG

Sem comentários: