segunda-feira, 30 de maio de 2011

Imagem do Santo Cristo é uma das maravilhas de S. Miguel




Considera o cardeal William Levada, que preside às festas do Santo Cristo e disse que irá falar ao Papa do que viveu em Ponta Delgada.


O cardeal William Levada considerou hoje a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres “uma das maravilhas de São Miguel” e prometeu falar desta festa ao Papa Bento XVI.



Na homilia da missa da festa do Senhor Santo Cristo, que presidiu no Campo de S. Francisco, na cidade de Ponta Delgada, o cardeal do Vaticano disse que a fé vivida pelos açorianos é “tão explícita” que lhe servirá de “especial encorajamento”.
Natural dos Estados Unidos, o cardeal Levada trabalha no Vaticano, onde é prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e, por causa desse cargo na Cúria Romana, encontra-se regularmente com o Papa, a quem falará da “belíssima celebração”.
“Como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé tenho o privilégio de encontrar regularmente o nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI. Podeis assegurar-vos de que falarei a ele desta belíssima celebração, e sei que ele me dirá que vos promete as suas orações”, afirmou durante a homilia.
Numa missa campal, diante do Santuário do Senhor Santo Cristo, o cardeal romano afirmou o caráter universal que a celebração destas festas açorianas adquirem.
“Espero que a minha presença entre vós, hoje, a de um cardeal americano vindo de Roma, seja a recordação de que a festa que celebramos aqui não é só uma celebração importante para São Miguel, mas que exprime a fé da Igreja inteira presente no mundo”, referiu.
Impressionado pela imagem de “rara beleza”, William Levada disse que o seu valor não reside apenas nos “preciosos materiais usados na sua confeção” ou na “harmonia artística” que, como obra de arte, a caracteriza.
“Esta imagem do Senhor Santo Cristo tira o seu mais alto valor do testemunho de fé que tão eloquentemente exprime. A imagem confirma, em primeiro lugar, o testemunho profundo da fé do povo dos Açores”, afirmou.
Numa celebração concelebrada, entre outros sacerdotes, pelo Bispo de Angra, D. António Braga, o bispo emérito desta diocese, D. Aurélio Escudeiro, e o bispo emérito de Macau, D. Arquimínio Rodrigues, o cardeal Levada referiu que a história dos açorianos se revê na espiritualidade da imagem que veneram.
“A história desta imagem de Nosso Senhor encerra a história deste povo. Os traços da Paixão incisos na imagem representam os sofrimentos e as labutas de gerações sem conta que, no decorrer dos séculos, para cá vieram em romaria para contemplar a face do Cristo que as alivia, tomando sobre si os seus fardos”, recordou.
As festas do Senhor Santo Cristo dos milagres, que decorrem na cidade de Ponta Delgada, nos Açores, entre os dias 24 de maio e 4 de junho, conheceram o seu momento principal neste domingo, com a celebração da Eucaristia, presidida pelo cardeal Levada, e a procissão que percorre as principais ruas da cidade.
Nas ruas por onde passa a procissão, são construídos tapetes floridos e, nas casas, as varandas são ornamentadas com flores para acolher a imagem do Senhor Santo Cristo, numa procissão que se realiza ininterruptamente desde o ano 1700.
Após a procissão, a imagem do Senhor Santo Cristo, que ficou sob a responsabilidade da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres durante pouco mais de 24 horas, regressa ao Coro Baixo do Convento da Esperança e é devolvida ao cuidado das Religiosas de Maria Imaculada, onde permanece até ao V domingo da Páscoa do próximo ano, quando se realizam as próximas festas em honra do Senhor Santo Cristo.





Fonte: Agência Ecclesia

Sem comentários: