quarta-feira, 25 de maio de 2011

Pousada de Juventude de São Jorge será inaugurada em Agosto próximo



A Pousada de Juventude de São Jorge, um empreendimento com capacidade para 70 camas e que criará cerca de uma dezena de postos de trabalho, tem inauguração marcada para Agosto deste ano.

O anúncio foi feito hoje pelo Secretário Regional da Presidência, durante a apresentação do comunicado da última reunião do Conselho do Governo, que aprovou o contrato de concessão de exploração daquela pousada, situada na Calheta de São Jorge, à Pousadas de Juventude dos Açores SA, passando aquela a integrar a Rede Regional de Pousadas de Juventude, a par das unidades de S. Miguel, Terceira e Pico.

Segundo referiu na ocasião André Bradford, a Pousadas de Juventude dos Açores irá lançar ainda este mês uma campanha de promoção e divulgação desta nova unidade, integrando-a num pacote mais amplo, que inclui também a Pousada do Pico.

Na mesma reunião, o Conselho do Governo resolveu lançar dois concursos públicos para a elaboração de um novo projecto de arquitectura da Escola Básica e Secundária de Velas, redimensionando-o para um máximo de 700 alunos, e para a feitura de um projecto de arquitectura das instalações desportivas escolares destinadas à aprendizagem da natação na Escola Básica e Secundária da Calheta, cuja infra-estrutura ficará também aberta à comunidade.

Ainda na área da educação, o Executivo autorizou a execução de obras de reparação da Escola Básica e Secundária da Calheta e decidiu apoiar financeiramente a Câmara Municipal de Velas, no âmbito da cooperação com as autarquias, na reabilitação do edifício da EB/JI da Beira.

A atribuição de um apoio financeiro no montante de 584.000 euros à Santa Casa da Misericórdia de Velas, destinado à construção do Centro de Actividades Ocupacionais e Residência para Pessoas Portadoras de Deficiência, no edifício do antigo Externato, e a aquisição de uma ambulância para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Velas foram outras das decisões anunciadas por André Bradford.

Conforme referiu o Secretário Regional da Presidência, o Governo resolveu também encarregar o IROA SA de proceder ao lançamento da empreitada de construção e beneficiação dos caminhos agrícolas “Canada da Preguiça, “Canada da Serroa” e “Farol”, no Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha de São Jorge, numa extensão de 6.554 metros e com um custo estimado de 1,3 milhões de euros.

O Executivo decidiu ainda criar um programa específico de apoio à utilização de energias renováveis nas fajãs integradas no Parque Natural de São Jorge e iniciar as diligências no sentido de instalar na freguesia do Norte Grande o Centro de Acolhimento daquele parque natural e a sede do Ecomuseu.

Do comunicado final da reunião consta também a decisão do Governo de mandar elaborar o plano de protecção às origens de água para consumo humano da ilha de São Jorge, com o objectivo de garantir a qualidade da água fornecida aos consumidores.

Requalificar o entreposto frigorífico de São Jorge, de forma a melhorar as condições de conservação, embalamento e expedição de pescado, e autorizar a aquisição das antigas instalações da Fábrica Marie D’Anjoue com vista à implantação no local do novo edifício do Museu Francisco Lacerda, foram outras das deliberações tomadas pelo Executivo no âmbito desta sua visita estatutária.



GaCS/FG

Sem comentários: