quarta-feira, 29 de junho de 2011

Açores com presença muito representativa na Feira Internacional de Artesanato



Os Açores estão presentes na Feira Internacional de Artesanato, que se encontra a decorrer em Lisboa, por quinze artesãos representativos das diversas artes tradicionais existentes na Região. Esta presença na FIA 2011 é apoiada pela Secretaria Regional da Economia, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato.

Para além da mostra, no local, do trabalho dos artesãos, o CRAA, com o objectivo de dar maior visibilidade e promoção aos trabalhos realizados na Região , assegurou também a presença e a venda de produtos muito significativos para o artesanato regional, como é o caso do miolo de figueira, da tecelagem de S. Jorge, o bordado a palha e a cerâmica micaelense, entre outros.

Com uma componente mais vocacionada para a promoção e divulgação, o CRAA decidiu apresentar igualmente na FIA a mostra “Brinquedos de Ontem, Bonecreiros de Hoje”, que tem sido apresentada nas diferentes Mostras de Artesanato regional que se têm realizado em diversas ilhas.

Esta exposição reúne um conjunto de peças de artesãos de todo o arquipélago e ainda trabalhos da artesã de mérito Orlanda Faria, que se dedica à arte do recorte de papel e a tradicional viola da terra.

Os produtos alimentares também estão presentes na feira, desde compotas, mel, vinhos, chá, licores e aguardentes das ilhas de S.Miguel, Terceira e Pico.
Ao longo da FIA estão a ser desenvolvidos momentos pedagógicos pelos artesãos e provas de queijos de S. Jorge e Pico.

Ana Baptista com rendas da ilha do Faial, Mário Reis Rodrigo, com bordado da ilha de S.Miguel, João Pereira e Filhos, com bordados da ilha Terceira, Ana Vieira, com trabalhos a escama de peixe, Maria Clara Santos, com presépios de lapinha; as Caetanas, com escama de peixe contemporânea, Maria Salomé Vieira, com trabalho a crivo e pactchwork, Paulo Melo com bonecas de folha de milho, Maria Fátima Costa com escama peixe e Arménio Goulart são os artesãos presentes na Feira Internacional de Artesanato.




GaCS/NM

Sem comentários: