sexta-feira, 24 de junho de 2011

Bandeira Azul hasteada pela primeira vez na praia de Porto Pim



A Bandeira Azul foi hasteada hoje pela primeira vez em Porto Pim, a mais emblemática das praias da ilha do Faial e uma das mais conhecidas dos Açores.

Para o Director Regional dos Assuntos do Mar, que presidiu à cerimónia, esta distinção deve-se ao “trabalho continuado” que foi realizado ao longo dos últimos anos, o qual permitiu garantir que “a qualidade ambiental não era minimamente questionável” na praia de Porto Pim.

Apesar da praia ser “especialmente aguda” na sua exposição ao mar e da falta de saneamento básico na cidade, o certo é que “estão cumpridos os 28 critérios necessários” para a atribuição da Bandeira Azul, adiantou Frederico Cardigos.

Em declarações aos jornalistas à margem desta cerimónia, que contou também com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Horta, o Director Regional revelou ainda que a gestão da Praia de Porto Pim caberá ao Parque Natural do Faial

Na ocasião, Frederico Cardigos fez também “um balanço positivo” da campanha da Bandeira Azul, que este ano distinguiu nos Açores 33 praias e zonas balneares, bem como quatro marinas.

Segundo afirmou, “existe um grande empenho” por parte das entidades gestoras para que as praias tenham condições de segurança e ambientais e para que tenham também os respectivos serviços associados.

A Bandeira Azul “dá uma visibilidade acrescida que é reconhecida a nível mundial” através dos 3.500 galardões que estão distribuídos por zonas balneares de todos os continentes, observou.

Frederico Cardigos sublinhou, contudo, que “não queremos que o galardão seja utilizado de uma forma artificial”, adiantando que galardão “é uma questão de prestígio e uma questão de garantia para quem usufrui das zonas balneares”.

Além do mais, acrescentou, se o processo da Bandeira Azul tem custos, a verdade também é que representa um investimento, o que justifica desde logo “um empenho acrescido” das autarquias enquanto entidades gestoras.

“O facto de aqui estar uma Bandeira Azul significa que haverá uma utilização mais acrescida e que os serviços prestados associados podem ter um valor mais elevado”, afirmou o Director Regional dos Assuntos do Mar.

Para além de Porto Pim, nesta sexta-feira, feriado municipal no concelho da Horta, foram também hasteadas Bandeiras Azuis nas zonas balneares da Praia do Almoxarife e do Varadouro.



GaCS/FG

Sem comentários: