sexta-feira, 24 de junho de 2011

Carlos César diz que a Universidade dos Açores é uma prioridade e elogia reitor cessante



Carlos César reafirmou esta tarde que o Governo Regional entende a Universidade dos Açores como uma prioridade.


Para o Presidente do Governo trata-se de “um dos investimentos mais reprodutivos e que se centram mais no objectivo de sustentabilidade do nosso desenvolvimento”, razão pela qual o seu executivo procura contribuir, de forma directa, indirecta ou, até, exclusiva, para garantir os meios de que a Universidade carece.
O governante chamou, no entanto, a atenção para as dificuldades que se avizinham, decorrentes da redução substancial de investimentos na área da Educação prevista no memorando de entendimento com a “troika” constituída pelo Fundo Monetário Internacional, pelo Banco Central Europeu e pela Comissão Europeia.
“Portanto, a Universidade confrontar-se-á, certamente, com um decréscimo dos meios financeiros que terá ao seu dispor, mas isso constitui, como para os governos, um desafio”, afirmou.
Na sua opinião, a Universidade dos Açores terá de procurar receitas próprias, através da diversificação da sua capacidade de prestação de serviços e, naturalmente, da introdução de poupanças, como todas as entidades públicas e privadas estão a fazer.
O Presidente do Governo – que falava no final de uma audiência para cumprimentos de despedida que concedeu ao reitor cessante da academia açoriana – realçou o sucesso do reitorado de Avelino Meneses, durante o qual aumentou o número de alunos, de doutorados e das capacidades da Universidade na investigação científica, na prestação de serviços e nas suas próprias instalações.
“O peso que a Universidade tem na nossa região é muito significativo. Dissemina-se por todas as instituições, por todos os saberes, por todos os movimentos de inovação, e o que nós esperamos é que possa continuar esse caminho de motorização do desenvolvimento regional, que é muito importante e que é a chave da sustentabilidade do nosso futuro”, disse.
Admitindo que é sempre possível qualquer instituição fazer mais e melhor, ou diferente, Carlos César sublinhou que “no balanço destes últimos anos de gestão da Universidade, na sua relação particular com o Governo – e naquilo que nos é observável com maior evidência –, nós ficámos muitos satisfeitos por este período e pelo relacionamento produtivo que foi possível manter com a reitoria da Universidade.”



GaCS/CT

Sem comentários: