quinta-feira, 30 de junho de 2011

Desempregados com acompanhamento próximo na Região



A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social destacou hoje que os desempregados açorianos têm um “acompanhamento muito próximo” por parte das agências para a Qualificação e Emprego.

Ana Paula Marques falava após uma audição na Comissão Permanente de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre as “Medidas para optimização do tempo de resposta dos serviços públicos aos jovens em situação de desemprego nos Açores”.

O projecto apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista prevê que tendencialmente e em média se possa dar resposta aos jovens desempregados em 50 dias nos serviços públicos.

As respostas, em 50 dias, podem ser ou formativas, ou de emprego, de certificação, ou de colocação numa ocupação, segundo o perfil do jovem, prevendo-se ainda a possibilidade de se criar um sistema na Internet que promova o cruzamento entre a oferta e a procura de emprego.

A governante regional disse mesmo que cada desempregado inscrito nas agências para a Qualificação e Emprego possui um plano de emprego de acordo com o seu perfil, sendo posteriormente encaminhado para uma resposta.

Ana Paula Marques destacou, ainda, o forte acompanhamento que é feito aos jovens licenciados desempregados na Região, registando-se actualmente 97 jovens licenciados desempregados com menos de 35 anos, enquanto que a nível nacional este número atinge mais de 60 mil jovens licenciados desempregados. Aliás, segundo acrescentou, o Governo dos Açores tem vindo a propor à Universidade dos Açores vários cursos de formação, de pós-graduação e de mestrados com vista a dotar estes jovens de novas qualificações e de novas formações.

Referindo-se aos desempregados com baixas qualificações, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social explicou que existem diversas respostas, como é o caso do Programa PROSA, do Reactivar e da Rede Valorizar.

“A verdade é que nós temos muitas mulheres que foram pela primeira vez para o PROSA e que efectivamente hoje têm o seu posto de trabalho garantido”, exemplificou.

De acordo com a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, a aposta na qualificação profissional dos açorianos constitui uma das prioridades do Governo dos Açores que tem vindo a implementar medidas neste sentido.




GaCS/SM

Sem comentários: