quarta-feira, 22 de junho de 2011

Directora Regional das Comunidades no Uruguai



A Directora Regional das Comunidades, Maria da Graça Castanho, efectuou uma visita de trabalho ao Uruguai, onde teve a oportunidade de percorrer os espaços onde são visíveis os referenciais culturais açorianos.


Nesta deslocação, Maria da Graça Castanho encontrou-se igualmente, com entidades governamentais do país, para além da Associação Cultural dos Açorianos, sedeada na cidade de São Carlos, uma área geográfica que constituiu o destino final de quarenta famílias açorianas que, no século XVIII, saíram do actual estado brasileiro do Rio Grande do Sul, fugindo ao domínio espanhol.


A cidade de São Carlos vai assinalar os 250 anos de povoamento açoriano em 2013, efeméride que já conta com uma comissão oficial para preparação dos eventos comemorativos, e que contou com a presença de Maria da Graça Castanho, na cerimónia de posse.


Na ocasião, defendeu, que os Açores têm todos os motivos para se orgulharem da sua comunidade no Uruguai, apesar da distância e da diferença linguística, os açorianos no Uruguai, quer os que se encontram em São Carlos, quer os que residem noutros áreas do país, mantêm viva, no seu seio, a cultura açoriana, honram os valores do povo açoriano contribuindo para o estreitamento dos laços entre os Açores e o país de acolhimento.


No que diz respeito às comemorações dos 250 anos, a directora regional revelou que a Região não pode ficar de fora desta dinâmica nem esquecer o empenho e sacrifício que estas comunidades têm desenvolvido em prol da preservação da herança cultural e da promoção a nível internacional manifestando, por isso, o total apoio do Governo Regional.


No decorrer deste encontro, Maria da Graça Castanho tomou conhecimento, ainda, que a Associação Cultural dos Açorianos quer tornar-se em Casa dos Açores do Uruguai, uma pretensão que será levada ao próximo Conselho Mundial das Casas dos Açores que irá decorrer no Rio de Janeiro de 31 de Agosto a 3 de Setembro deste ano.


A concretizar-se esta intenção, segundo disse, a Casa dos Açores do Uruguai será a 13.ª Casa dos Açores do mundo, alargando, assim, o número dos espaços que constituem autênticas embaixadas dos Açores no estrangeiro.


GaCS/LM

Sem comentários: