quinta-feira, 30 de junho de 2011

ERSARA inspecciona a Câmara Municipal de Vila Franca do Campo


O Conselho de Administração da ERSARA – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores, encontra-se a realizar uma acção de fiscalização à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, no âmbito das funções de autoridade competente para a qualidade da água nos Açores.

Recorde-se que Vila Franca do Campo é um dos concelhos que tem vindo a registar as melhorias mais significativas na qualidade da água distribuída à sua população. Com uma cobertura de abastecimento à totalidade da sua população, num número superior a 11 mil habitantes, possui três zonas de abastecimento, servidas pelas nascentes de Maludo, Mãe de Água e Galego.

Com valores de contaminação em 2004, que rondavam os 13,53% e que lhe cotavam como um dos piores concelhos nacionais em termos de qualidade da água, foi efectuado um investimento significativo na melhoria da qualidade da água abastecida, tendo atingido em 2010, os melhores resultados do seu historial, onde mais de 98% da água distribuída, encontrava-se em boa qualidade.

Este estudo resulta da análise a 520 análises realizadas em laboratório acreditado, e que constam do Plano de Controlo de Qualidade da Água, apresentado pela autarquia e aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores.

Esta inspecção, que termina hoje, 30 de Junho, vem ao encontro de outras acções que têm vindo a ser desenvolvidas por esta entidade reguladora no seio das diversas entidades gestoras de sistemas de abastecimento de água para as populações.

No final da acção de fiscalização, que se realizará pelas 14h30 no Reservatório de Sant’Ana, sito na Canada de Sant’ana o presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores estará disponível para prestar esclarecimentos à comunicação social.


GaCS/SRAM

Sem comentários: